Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Ton-Up Garage: um espaço que celebra a mota e a sua cultura

Ton-Up Garage: um espaço que celebra a mota e a sua cultura

Fomos conhecer a Ton-Up Garage, um espaço que celebra a mota e a sua cultura, com um carinho especial por décadas passadas

Ton-Up Garage
© João Saramago A Ton-Up Garage tem nova morada e um novo conceito
Por Sérgio Gomes da Costa |
Publicidade

Muito do actual interesse pelas motas antigas surgiu através da redescoberta da cultura cafe racer. Está ligada às corridas que os rockers da década de 60 faziam entre cafés, usando motas que transformavam para serem mais rápidas e terem mais estilo. Outro nome que se dava a estes corredores era, precisamente, ton-up boys. Este espaço - a Ton-Up Garage - celebra a mota e a sua cultura, com um carinho especial por décadas passadas. O projecto nasceu em 2010 mas agora mudou-se para a Rua de Camões com um novo conceito. Nós fomos conhecê-lo. 

Recomendado: As melhores barbearias no Porto

Ton-Up Garage: um espaço que celebra a mota e a sua cultura

Ton-Up Garage
© João Saramago

A Ton-Up Garage

Surgiu em 2010 por iniciativa de Daniel Cabral e Pedro Oliveira, dois apaixonados por motas e o todo o seu imaginário, especialmente entre as décadas de 50 e 80. Juntaram-se para fazer algo então raro em Portugal: a transformação de motas e a exploração da estética retro. Fazem trabalhos à medida para os clientes, mas também criam modelos de raiz. Das suas mãos saem cafe racers, scramblers, trackers e outras coisas ainda sem nome, como a sua criação mais recente, uma mota que parece saída do filme Tron. O certo é que a fama tem ultrapassado fronteiras e algumas das suas criações têm merecido destaque e nomeações em publicações internacionais.

Ton-Up Garage
© João Saramago

O novo espaço

Na oficina da Ton-Up Garage já havia uma área de loja, mas a intenção foi sempre a de autonomizar esta última vertente. Depois de anos à procura do espaço ideal, a oportunidade surgiu na Rua de Camões, a artéria com mais lojas de motas da cidade. A nova casa tem por lema “Food & Fuel” e é uma mistura de loja, stand e bar. Quem ande à procura de vestuário e capacetes, tem marcas como Bokker, Wlrod, Swain, Quart e Deus Ex Machina. Já quem procura uma mota tem à disposição a muito exclusiva Brough Superior e a mais prática Caballero. Isto sem esquecer os produtos da Ton-Up Garage, que além de motas incluem fatos, capacetes, t-shirts e outros produtos. Quanto ao bar, é explorado pela equipa do restaurante Brick e oferece pratos do dia e petiscos variados, que podem ser nachos, wraps de salmão, sanduíches de almôndegas ou pregos no pão, por exemplo, podendo-se também ir lá para uma cerveja ou um copo de vinho.

Publicidade
Ton-Up Garage
© João Saramago

Os eventos

A equipa da Ton-Up Garage já organiza eventos há alguns anos. Repetem, por exemplo, nos próximos dias o The Timers. Também organizam o Distinguished Gentleman’s Ride no próximo domingo 30, um evento global de angariação de fundos para o combate ao cancro da próstata. Consiste num passeio de motas com todos os participantes vestidos a rigor (inscrições através do www.gentlemansride.com). Está também previsto que a Ton-Up Garage se torne um ponto de encontro para apreciadores de motas nas quintas-feiras ao final da tarde, assim como nos domingos de provas do campeonato de MotoGP.

Mais para conhecer no Porto

lab61 barbershop
©Pedro Mendes
Compras, Estilo de vida

As melhores barbearias no Porto

Que a barba comprida e bem cuidada estava na moda já se sabia. Que dava tanto trabalho é que talvez não. Prova disso são as barbearias cheias de pinta que abriram na cidade nos últimos meses. Juntam o clássico e o moderno e tratam a barba e o cabelo com carinho. Fomos conhecer os especialistas da tesoura e da navalha.

Páteo das Flores
© João Saramago
Restaurantes

Cinco wine bars no Porto que tem de conhecer

Não há ninguém que conjugue o verbo relaxar tão bem quanto nós. A pensar nisto, e porque somos muito adeptos da modalidade de beber um copo ao fim do dia antes de irmos para casa, aqui tem uma lista com cinco wine bars no Porto que tem de conhecer. Com vinhos nacionais e estrangeiros, petiscos e tapas, música ou estantes de livros, estes espaços vão fazer de tudo para o deixar beeeem descontraído.

Publicidade
Patch Porto
©João Saramago
Compras

As melhores lojas alternativas no Porto

Farto de fazer compras sempre nos mesmos sítios? Fuja das multidões e vá respirar outros ares. Quer precise de renovar o armário, adicionar páginas à sua livraria ou lhe apeteça investir em arte – estas lojas têm de tudo. 

Publicidade