A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Quinta de São Bernardo
© Nelson Garrido

Novos hotéis de norte a sul de Portugal

Nos últimos seis meses não pararam de aparecer novos hotéis de norte a sul de Portugal

Escrito por
Inês Bastos
Publicidade

Apetece-lhe viajar por este país fora e experimentar espaços novos? Então preste atenção à informação que se segue. Nos últimos seis meses fartaram-se de abrir portas de norte a sul (e ainda bem). Nas grandes cidades do litoral, nas pequenas vilas do Alentejo, no extremo norte ou nas terras mais a sul, há de tudo nestes novos hotéis.

Novos hotéis de norte a sul de Portugal

  • Hotéis

Apesar de parecer um hotel numa qualquer ilha grega, o White fica em São Miguel, nos Açores. Abriu portas a 1 de Julho, num antigo solar do século XVIII, e situa-se numa falésia a dez quilómetros de Ponta Delgada e a uma dúzia de metros do mar. Há suites e uma villa independente com piscina de água aquecida.

  • Hotéis

Em 1908 o arquitecto Adães Bermudes terminou o projecto do número 6 do Largo do Intendente, em Lisboa. Mais de 100 anos depois, nasce aqui um novo hotel. Há instalações artísticas para encher os olhos e 36 quartos e suítes com apontamentos criados especialmente para o hotel.

Publicidade
  • Hotéis
  • Grande Porto

O Histórias por Metro Quadrado é o mais recente – e mais cool – hotel de Aveiro. Os oito quartos são todos diferentes e conseguem tocar em vários marcos da cidade: há ovos moles, o Museu de Santa Joana e até a Costa Nova. O restaurante Armazém da Alfândega, com assinatura do chef Daniel Cardoso (talvez o conheça do MasterChef), já tem clientes fixos, apesar de ter aberto há poucos meses.

  • Hotéis

Agartha é uma das oito cidades sagradas, segundo a crença budista. O novo boutique hotel de Tomar inspira-se no equilíbrio dos elementos e ocupa uma casa centenária. Tem nove quartos, com acesso directo ao jardim ou com varanda. Além disso, há uma vila duplex.

Publicidade
  • Hotéis

O que é que acontece quando pai e filha têm em comum uma paixão pela arquitectura? Neste caso, surgiu um alojamento rural em Ourém, onde a decoração e o mobiliário foram empurrados para segundo plano para deixar a arquitectura brilhar. Em 2002, Jorge Castelão começou a comprar as primeiras parcelas da propriedade de família esquecida, e foi a filha Filipa que o fez pensar seriamente em transformar os dez hectares de terreno num turismo rural. Agora existem seis quartos duplos com vista ou para o lago ou para o jardim. Lá dentro estão presentes referências às muitas viagens que Filipa já fez. Lá fora há um lago com cascatas e um pinhal por onde se pode passear de bicicleta. 

  • Hotéis

O mais recente hotel cinco estrelas de Lisboa nasceu das (quase) cinzas de um palácio do século XVIII no centro histórico da capital. Pertenceu aos Condes de Lumiares e estava praticamente em ruínas quando o grupo BomPorto Hotels lhe deu uma cara nova e 53 quartos que são na realidade apartamentos – de studios a penthouses com terraço. O espírito artístico do Bairro Alto, mesmo ali ao lado, entrou pela porta e faz-se sentir nas instalações do escocês Beau McClellan e até nas tapeçarias artesanais feitas por uma das mais antigas casas da Europa, a Ferreira de Sá. Onde também não falta arte é à mesa do restaurante Lumni, do chef Miguel Castro e Silva.

Publicidade
  • Hotéis

Em Lisboa há um hotel/galeria de arte que vale a pena visitar. As 20 suites que ocupam agora o antigo Consulado do Brasil, foram decoradas com recurso às principais galerias de arte da cidade. E, claro, são todas diferentes. 

  • Hotéis

O nome não engana: este turismo fica em Óbidos e tem quatro villas de madeira. As villas (T2) têm mesmo à porta uma piscina e há ainda um jacuzzi para os dias menos quentes. O melhor mesmo é ter a Lagoa de Óbidos a dois passos.

Publicidade
  • Hotéis

Foi mesmo à porta da Serra da Estrela que plantaram o primeiro resort de cinco estrelas da região. E tudo gira à volta da água. Há um spa, três piscinas aquecidas - uma exterior, uma interior termal e outra semicoberta, e 20 apartamentos à sua espera em Oliveira do Hospital, com vista para o rio Alva.

  • Hotéis

Seis quartos em cima da Praia dos Pescadores, em Porto Covo. É isto que O Lugar tem à sua espera. É um espaço familiar e gerido por uma família. O que é que isso significa? Além do bom ambiente há ainda bons produtos locais ao pequeno-almoço.

Publicidade
  • Hotéis

Um prédio abandonado na Rua do Ouro? Dava um belo hotel. Foi mesmo isso que aconteceu no número 265 desta artéria lisboeta. Depois de muito tempo em obras, nasce o The Lift, inspirado no Elevador de Santa Justa, que fica a metros da porta de entrada. O lounge das traseiras deixa muitos dos hóspedes de olhos arregalados e a mesma reacção provoca a vista de alguns dos 27 quartos. Os superiores e os deluxe com varanda (no quinto e último andar do prédio) têm algumas das melhores panorâmicas sobre o centro da cidade mas há ainda doubles com varanda, twins e duplos.

  • Hotéis

Não é todos os dias que uma cadeia hoteleira pega num antigo alojamento local e o transforma num boutique hotel de luxo. O antigo Solar dos Condes da Lousã chama-se agora The Noble House e tem 24 quartos e suites com vista para a planície alentejana. 

Publicidade
  • Hotéis
  • Grande Porto

Uma quinta no Douro, entre o Pinhão e São João da Pesqueira? Só podia ser bom. São 50 hectares com quatro quartos com vista para o rio. Além disso, toda a quinta é visitável, incluindo o lagar.

  • Hotéis

Olive vem da madeira usada no mobiliário do novo alojamento do Crato mas também dos nomes dos quartos, todos com variedades diferentes de azeitonas. Na Herdade da Rocha, onde fica o Olive Residence & Suites, existem quatro quartos com varanda e outras tantas suites independentes. 

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de charme
  • Grande Porto

A Quinta de São Bernardo é ideal para uma fuga a dois. Totalmente renovada em Vila Jusã é o auge da tranquilidade na natureza. Ainda por cima há bicicletas para passear pela quinta e até pode surpreender a sua companhia e organizar um piquenique.

  • Hotéis
  • Grande Porto

Depois do Castelo e das fogaças, Santa Maria da Feira precisava de um hostel cheio de pinta. O Hostel da Praça, que ocupa um edifício do século XVI em pleno centro histórico e tem sete quartos partilhados de oito camas e seis suítes privadas com vista para o castelo. Todas as suites estão preparadas para se transformarem em quartos familiares e há ainda bicicletas eléctricas para passeios pela região.

Publicidade
  • Hotéis

O primeiro hotel do grupo Anantara em solo europeu nasceu em Vilamoura, onde outrora existiu o Tivoli Victoria. Da janela dos 280 quartos e suites vêem-se campos de golf, jardins e piscinas. Para entreter os mais novos há workshops para todos os gostos e para animar os graúdos, há um spa e seis restaurantes e bares.

  • Hotéis

Peniche rima com surf. Não é, por isso, de estranhar, que tenha nascido aqui um resort dedicado à modalidade. As sete casas nas árvores, equipadas e prontas para receber entre quatro a seis hóspedes, fazem as delícias dos curiosos mas há ainda quartos-tenda à disposição.

Publicidade
  • Hotéis

O Hotel Avenida, em Ponta Delgada, dá agora lugar ao Neat Hotel Avenida e a natureza é a jóia da coroa. Está por todo o lado: nos painéis fotográficos dos quartos, na decoração e até na pedra basáltica usada um pouco por todo o hotel.

Há vida fora do Porto

  • Viagens

A moda de baloiços panorâmicos foi adoptada pelos portugueses no Verão de 2020 e o número continua a crescer. Têm vista para o rio, para a serra ou para o campo e têm uma resistência acima da média. Uma excelente notícia para adultos que assim já se podem sentar e baloiçar sem ter medo de rebentarem com toda a estrutura, enquanto se recordam de uma infância leve e solta. E estão espalhados um pouco por todo o país, à espera dos visitantes que aproveitam para alimentar de imagens as suas redes sociais. Conheça alguns dos melhores baloiços do país e comece a planear a sua visita.

Recomendado: Piscinas naturais em Portugal para mergulhar na natureza

  • Viagens

A praia e as piscinas de hotel não são a única opção se quiser dar uns mergulhos ou ir chapinhar com as crianças. As piscinas naturais, por exemplo, têm muitas vantagens e são mais abundantes do que se possa pensar. Normalmente no meio da natureza, permitem-no observar a beleza selvagem que o rodeia, enquanto nada em águas sem cloro. Já para não falar que são excelentes alternativas para fugir de enchentes. Fomos à procura das piscinas naturais em Portugal mais imperdíveis e partilhamos esta lista para o fazer sair de casa. Aproveite e junte a família. Mas com cuidados, não se esqueça.

Recomendado: Parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade