Lima Escape no Gerês
© DR | Lima Escape, Gerês
© DR

Doze parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Sempre quis dormir à luz das estrelas? Nestes parques de campismo pode reconectar-se com a natureza.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

Quando pensamos em acampar, a indecisão ataca entre enumerar os lugares bonitos onde o podemos fazer e entrar em pânico com a parte chata de ter de o fazer, como termos de andar com o papel higiénico atrás ou demorarmos dias a lavar o pó do corpo. Mas a verdade é que passar férias num parque de campismo já não é o que era. Há cada vez mais e melhores opções. E são muitos os encantos em dormir no meio da natureza, do ar puro à oportunidade de adormecer com uma banda sonora natural. Desde parques dedicados ao ecoturismo até aos glampings, o difícil será escolher – se existir acesso directo à praia, melhor. Desligue-se do mundo nestes parques de campismo em Portugal.

Recomendado: Os melhores sítios para fazer glamping no Minho

Parques de campismo em Portugal:

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Rodeado da riquíssima flora do Gerês, a montanha e o bosque de carvalhos seculares podiam ser os seus maiores encantos. Mas há muito mais para descobrir, incluindo actividades para fazer em família ou em grupo: canoagem, escalada, tiro ao alvo ou uma prova de chá e mel da região. Além do espaço de campismo convencional, também há tendas nas árvores para duas ou três pessoas e pode levar o seu cão ou gato se não quiser deixar ninguém para trás.

Para se divertir: a uma hora de carro, perto de Lobios (entre Celanova, Espanha, e Terras de Bouro, Portugal), encontra águas termais, parte do circuito ourense.

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Neste parque de campismo, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, não precisa de montar uma tenda nem de dormir num saco-cama. Há bungalows, uma casa de abrigo, uma roulote e várias tendas equipadas com camas, colchões de ar, pufes, almofadas e até varandas para tomar o pequeno-almoço, incluído no preço. Para além das paisagens bonitas, vai poder nadar numa das quatro lagoas que se encontram nas proximidades, caminhar por trilhos seculares ou andar a cavalo. E, atente, é pet friendly.

Para se divertir: vá à Lagoa da Ponte da Ermida, a cerca de sete quilómetros do parque, e descubra a cascata de dez metros, perfeita para os mais aventureiros.

Publicidade

3. Parque de Campismo de Mondim de Basto

Não estamos na Suíça, não, senhor, mas a paisagem fresca, rochosa e montanhosa, graduada pelo rio Cabril, é o cenário dos bungalows e tendas deste parque. Aqui, com sorte, se vai a banhos no Verão – e olhem que estas águas agitam bem as ideias  e se atiram bolas de neve no Inverno. À volta, todo um quadro onde apetece caminhar. 

Para se divertir: os mais aventureiros têm lugar para experimentar ou treinar a escalada. Mas as paisagens valem só pelo olho, das incontornáveis Fisgas de Ermelo à queda de água do rio Olo.

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Num dos maiores parques naturais do país, o de Montesinho, está o Cepo Verde,a  funcionar desde 1993. Com percursos sinalizados, mas também piscina, zonas de desporto, para praticar ténis e basquetebol, e até uma churrasqueira, aqui também se montam tendas, claro, e se alugam bungalows (disponíveis durante todo o ano, ao contrário do campismo) e cabanas rotativas ecológicas.

Para se divertir: passeie nos arredores da aldeia de Dine, no centro do parque natural, e encontre os antigos fornos de cal, a gruta do neolítico, o moinho e a zona de banhos.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Grande Porto

Debruçado sobre o rio Douro e protegido pelas encostas da Serra de Montemuro, o Parque Rural de Campismo e Caravanismo de Mourilhe é um projecto único na região. Foi inaugurado em Setembro de 2020 e está instalado junto à albufeira da Barragem do Carrapatelo, em Cinfães. Com uma área aproximada de três hectares, o parque foi construído em harmonia com a natureza do Douro. Além de vários lugares para campismo e caravanismo, há seis bungalows com kitchenette e varanda. Tem um parque infantil exterior, zona de piqueniques ao ar livre, mesas de ping-pong, piscina, ginásio, um espaço destinado ao jogo da malha, posto médico, balneários, sanitários e loja de conveniência.

Para se divertir: a uns 20 minutos de carro tem um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança, bom para mergulhos e caminhadas entre pedras.

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Estamos no Parque Florestal do Pisão, com casas de montanha, bungalows e, claro, zona de acampamento, mas também slide, rappel em rocha natural, percursos de orientação e até a oportunidade de acompanhar um dia de pastoreio na serra da Aldeia da Arada. Nos dias de maior calor, não saia do parque: há uma piscina ao ar livre com capacidade para 250 pessoas e um escorrega das rochas para a água.

Para se divertir: visite os Moinhos do Pisão, um marco histórico em Santa Cruz da Trapa.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova
Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova

Perto das aldeias históricas de Idanha-a-Nova e Monsanto, este parque de campismo – que costuma funcionar durante todo o ano, sem interrupções – encontra-se nas imediações da imponente Barragem Marechal Carmona, que vale por si só uma visita à região. As actividades aí disponíveis incluem a pesca, a vela, o remo e a canoagem. No parque, que tem piscina, bar e restaurante, destaca-se o campo de jogos.

Para se divertir: vá até à praia fluvial da Albufeira Marechal Carmona (atenção, não é o mesmo que a barragem).

8. Parque de Campismo O Tamanco

Sombras fartas, animais de quinta, árvores de fruto, piscina, cantina, muita terra, forno a lenha, tendas, tubos, cabanas e yurts. Este parque em Casas Brancas, Pombal, é para quem gosta de voltar a si. Além da experiência de campismo, há um programa de residências para artistas, artesãos e "pessoas que possuem um toque de talento". Em troca, as criações passam a povoar o espaço.

Para se divertir: vale a pena deixar a sensação de Interior por um dia, para conhecer a bela Praia do Osso da Baleia.

Publicidade

9. Ohai Resorts, Nazaré

Neste parque da Nazaré, há bungalows, faz-se glamping, há lugares para caravanas e apartamentos. Portanto, estamos naquele nível de campismo em que o chão é liso e consistente, sem a probabilidade de uma pedra fazer estragos nas costas, por baixo do fino colchão. Nomeado em 2018 pela Federação Internacional de Campismo como um dos 100 melhores parques da Europa e no top 3 em Portugal, o Ohai mudou, dizem os proprietários, dando "um salto de qualidade". A filosofia não é tanto aliada ao silêncio e à natureza, cumprindo antes os desejos dos espíritos mais agitados. No recinto, há piscinas, parque aquático, zonas desportivas, espaço de cowork, ginásio, parque e clube infantil e restaurante. Só fica aborrecido quem quiser. 

Para se divertir: embora o parque valha por si em termos de diversão, nunca se deve recusar uma experiência gastronómica n'O Santo de Aníbal nem descida do teleférico na Nazaré.

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Mafra/Ericeira
Ericeira Camping
Ericeira Camping

Situado a menos de dois minutos da vila, o Parque de Campismo de Mil Regos, também conhecido como Ericeira Camping, é a melhor forma de descobrir as potencialidades do concelho de Mafra. Para além de espaço para caravanas e tendas, há zonas de desporto e lazer, serviços de restaurante e lavandarias e até uma escola de surf bem perto. A seus pés, quatro praias banhadas pelo Atlântico. É ainda possível alugar motas de água e barcos.

Para se divertir: experimente uma aula do Surf Center, exactamente no quilómetro 0 da 2.ª Reserva Mundial de Surf, a primeira da Europa.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Lisboa
Lisboa Camping & Bungalows
Lisboa Camping & Bungalows

Situado no parque florestal de Monsanto, o pulmão verde da capital, o Lisboa Camping & Bungalows estende-se por uma grande área arborizada e tem acesso directo à cidade através de transportes públicos. É possível alugar, tal como o nome indica, bungalows, mas também há espaço para instalar caravanas e tendas. Melhor ainda é a vantagem de estar igualmente próximo das praias da Linha e da vila de Sintra.

Para se divertir: dê um salto até ao Parque de Merendas da Cruz das Oliveiras, a um minuto de carro ou sete minutos a pé. Em terreno natural, possui bastante sombra, grelhador duplo e mesas em mó.

  • Hotéis

No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mesmo em frente à Ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, este parque de campismo já é um clássico. A funcionar desde 1987, destaca-se por ser amigo do ambiente: ETAR biológica, aproveitamento de energia solar, gestão eficiente de água e até de resíduos sólidos com vários ecopontos. E, se o que quer saber é onde pode dormir, desvendamos o mistério: além da área de campismo e caravanismo, há bungalows e apartamentos T0 e T1.

Para se divertir: há muitas coisas para descobrir em Porto Covo, desde ir ao Lamelas comer este Alentejo e outro até aprender a caminhar sobre as águas com a escola de surf Costa Azul.

Mais para viajar:

  • Hotéis

Para respirar ar puro e lavar a alma, escolha alojamentos amigos do ambiente, mas sem sacrificar o conforto. Aqui, onde o Minho é ainda mais verde, encontra alojamentos de charme rústico, mas com as mordomias da modernidade. Rodeados de árvores autóctones, em harmonia com a natureza, com o chilreio dos pássaros e o cheiro das flores e frutos. Com casas em pedra e madeira, piscinas naturais, painéis solares, jardins biológicos ou até com quintas que funcionam como santuário para animais e para a flora selvagem. Lá fora, o verdejante Minho convida a caminhadas, a desportos e aventuras.

Recomendado: Os melhores sítios para fazer glamping no Minho

  • Hotéis

Afinal, o Verão não foi cancelado. Comece a fazer as malas e faça-se à estrada. Apesar da pandemia, o sector da hotelaria está a retomar a actividade, cumprindo com todas as regras de segurança impostas pelas autoridades de saúde.

Para que possa ter as férias por que tanto anseia, fomos bater à porta de alojamentos, de norte a sul do país, e sugerimos onde ficar para uns dias de descanso a ouvir o vento nas árvores e os passarinhos a cantar. Não há nada como o campo: natureza, vistas desafogadas e a dose de sossego recomendada para recuperar de uns meses duros de teletrabalho.

Recomendado: Dez parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Publicidade
  • Hotéis

De uma beleza que não passa de prazo, esta região vinhateira merece pelo menos uma visita por ano. Todos sabemos que há muito para fazer no Douro, mas também convém que, antes de nos fazermos à estrada, saibamos onde ficar instalados. Por isso mesmo, estes são os melhores hotéis no Douro para relaxar, passear e pôr os olhos no rio.

  • Hotéis

Longe de nós fomentar comportamentos menos responsáveis. Mas, verdade seja dita, um bom vinho aquece muitos corações. Por isso mesmo, fomos à procura de alguns dos melhores hotéis vínicos do País. Brindamos?

Publicidade
  • Hotéis

Têm cada vez mais direitos, são cada vez mais mimados, fazem parte da família e até existe um guia da felicidade para amigos de quatro patas – e ainda bem. Felizmente, há hotéis em Portugal que apanharam boleia da tendência, o que é sempre um bom sinal dos tempos. Para que não haja lágrimas na altura de os deixar com amigos, familiares ou num hotel para cães, escolhemos hotéis, pousadas e guesthouses (para humanos) pet-friendly de Norte a Sul do país. Do campo à cidade, entre o luxo e o rústico, há opções para todos os gostos, bolsos e feitios. O que é certo é que estes hotéis aceitam animais de estimação.

Recomendado: Os melhores sítios pet-friendly no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade