A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Feira da Regueifa e do Biscoito vai ter concertos, aulas de cozinha, artesanato e até um concurso

Além da forte vertente gastronómica, de 1 a 5 de Junho, em Valongo, há também muita música portuguesa, com Carlão, The Black Mamba ou Virgem Suta.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Valongo vai ficar ainda mais saborosa de 1 a 5 de Junho. A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista regressa para a 7º edição e conta com um programa que, além de incluir aulas de cozinha e fabrico ao vivo, por causa da sua forte vertente gastronómica, tem também um cartaz generoso para quem gosta de música portuguesa. A partir das 21.00, no palco principal no Largo do Centenário, vão actuar nomes bem sonantes, como Carlão, The Black Mamba, Virgem Suta ou Galandum Galundaina.

Depois de dois anos de interregno por causa da pandemia, esta festa, uma das maiores do país dedicada à panificação, volta a tomar conta do centro da cidade e da zona histórica e estende-se pelo Largo do Centenário, pela rua de S. Mamede, pela praça Dr. Nunes da Ponte, pelo parque da Senra e pela rua de Sousa Paupério, onde, um pouco por toda a parte, são esperadas mais de 150 mil pessoas. 

Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista
©DRFeira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista

“Agora que estão reunidas as condições para retomar a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista em formato presencial, acreditamos que esta edição vai ser a melhor de sempre. Contamos com a energia das pessoas para honrar as nossas tradições ligadas à regueifa e ao biscoito e para transformar este evento numa grande homenagem aos nossos padeiros e biscoiteiros, que mesmo nos piores momentos da pandemia nunca pararam de nos disponibilizar as suas iguarias”, diz, em comunicado, José Manuel Ribeiro,  Presidente da Câmara Municipal.

Mas há muito mais. Durante cinco dias, vai poder assistir a desfiles etnográficos, com crianças e associações vestidas a rigor representando personagens características da cidade, como o padeiro e o almocreve; animação itinerante com mulheres a apregoar a famosa regueifa; muitas recriações históricas; um mercado de artesanato onde vai poder comprar os típicos brinquedos tradicionais da região; exposições de rua; museus com horários alargados (Museu Municipal e a Oficina da Regueifa e do Biscoito) e ainda um concurso onde será eleita a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira, entre muitas outras coisas para descobrir. É ir.

Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista
Nuno SoaresFeira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista

+ Em Valongo há biotecas nos jardins, com plantas e livros para todos

Últimas notícias

    Publicidade