A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
BIOteca no Parque Urbano de Ermesinde
© DRBIOteca no Parque Urbano de Ermesinde

Em Valongo há biotecas nos jardins, com plantas e livros para todos

São pequenas bibliotecas que dão uma mão à biodiversidade. Nos jardins de Valongo e Ermesinde, as BIOtecas oferecem livros às pessoas e estão equipadas com plantas amigas dos insectos polinizadores. O objectivo é alargar o projecto a todo o concelho.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Há pequenos gestos que fazem do mundo um lugar melhor. Como oferecer um livro, ou semear uma planta. Em Valongo, há um novo projecto que junta esses dois pequenos gestos e os emoldura numa bonita casinha de madeira. A BIOteca (biodiversidade + biblioteca) é um projecto do Município de Valongo, implementado pelas Bibliotecas Municipais, que tem como função disponibilizar livros às pessoas em regime de troca e/ou oferta. Ao mesmo tempo, contribui para a preservação e manutenção da biodiversidade, uma vez que tem um "telhado verde" onde são semeadas espécies vegetativas que ajudam à polinização, como a alfazema, o alecrim e o tomilho.

As BIOtecas são instaladas em espaços verdes, em locais onde há sempre um banco próximo para se sentar a ler. Neste momento há duas – no Parque Urbano de Ermesinde e no Largo do Centenário, em Valongo –, mas o objectivo é "alargar o projecto a todo o concelho, através de colocação de mais de uma dezena de BIOtecas", conta Maria Pais, da Biblioteca Municipal de Valongo, à Time Out. Com o mote "leve um livro e deixe outro", as pessoas podem usufruir da leitura dos livros gratuitamente, no jardim ou em casa.

BIOteca no Largo do Centenário, em Valongo
© DRBIOteca no Largo do Centenário, em Valongo

As BIOtecas estão munidas com "livros para crianças e para adultos, das mais variadas áreas". Desde autores da literatura portuguesa, como Aquilino Ribeiro e Eça de Queirós, a livros de autores estrangeiros como Victor Hugo, romances, policiais e literatura infanto-juvenil. Há sempre "o cuidado de oferecer livros para todos os gostos e idades". O mesmo acontece nos livros que as pessoas depositam, onde reina a "variedade": "as pessoas partilham o que gostam em termos de leitura".

Este projecto está inserido num "vasto conjunto de acções direccionadas para a promoção da leitura e do livro" do Município de Valongo. "Num mundo onde cada vez mais a comunicação e a informação são essenciais no nosso quotidiano, a partilha de livros é uma ajuda preciosa na promoção da leitura e da fruição cultural, assim como no incentivo ao uso do livro", diz Maria Pais. 

BIOteca no Parque Urbano de Ermesinde
© DRBIOteca no Parque Urbano de Ermesinde

Os resultados têm sido "excelentes". "Têm superado todas as expectativas. A BIOteca de Valongo foi instalada em Outubro de 2021 e praticamente está em autogestão. Isto é, a partilha de livros é de tal forma que não se torna necessário efectuar a reposição de livros. A BIOteca de Ermesinde foi instalada a 26 de Março e a 28 de Março já só continha metade dos livros." 

Por isso, já sabe, traga um livro e leve outro para casa ou escolha o banco mais próximo para se sentar e deleitar a ler durante umas horas, no meio da natureza.

Mais sobre Valongo:

+ Parque do Leça está a nascer em Ermesinde

+ Valongo vence prémio ambiental da Comissão Europeia

Já abriu a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

+ Valongo: Museu do Brinquedo Tradicional ficará pronto este ano

+ Antigo Cinema de Ermesinde vai ser transformado em pólo cultural

+ Valongo inaugura percurso de 30 km com baloiços e tronos romanos

Últimas notícias

    Publicidade