A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Valongo inaugura percurso de 30 km com baloiços e tronos romanos

O Circuito de Contemplação será inaugurado este sábado em Valongo. Ao longo do percurso de 30 km, há três baloiços e três tronos romanos.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O Circuito de Contemplação de Valongo conta com uma extensão de 30 quilómetros, com elevações entre 350-400 metros acima da linha do mar. Dos pontos mais altos, é possível vislumbrar o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, do lado da faixa costeira, e vales e serras no interior – em dias de boa visibilidade, poderá até visualizar a Serra do Marão.

Pelo caminho, há pontos de interesse como miradouros, marcos geodésicos, rios, ribeiros, pontes romanas, moinhos, capelas, aldeias, zonas de lazer ou o Sanatório de Valongo. Mas há também pontos especiais de descanso e de pausa para a fotografia: o Baloiço do Monte Alto (Sanatório), o Baloiço Sta. Justa (Campo de Tiro), o Baloiço de Quintarei (Marco Geodésico), o Trono Vale da Tranquilidade (Vale da Tranquilidade), o Trono de Pias (Alto de Pias) e o Trono do Miradouro (Miradouro de Sta. Justa) – este último está equipado com rampas, sendo acessível a pessoas em cadeira de rodas.

Trono romano no Circuito de Contemplação de Valongo
© Câmara Municipal de ValongoTrono romano no Circuito de Contemplação de Valongo

O Circuito de Contemplação de Valongo já está concluído e vai ser oficialmente inaugurado este sábado, dia 10 de Julho. Segundo a Câmara de Valongo, o investimento global foi de 42.681€, incluindo a construção e implantação dos baloiços e dos tronos romanos, bem como a produção e colocação de sinalética específica, com levantamento e mapeamento do percurso geral, e a criação de acessos rápidos.

Mapa do Circuito de Contemplação de Valongo
© DRMapa do Circuito de Contemplação de Valongo

+ Adeus, eucaliptos. Valongo vai plantar 2960 sobreiros

+ Parque das Serras do Porto tem um novo Centro de Escalada

+ Já abriu a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

+ Museu do brinquedo tradicional português está a nascer em Valongo

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade