A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Museu do brinquedo tradicional português está a nascer em Valongo

A Oficina do Brinquedo Tradicional Português vai nascer numa antiga escola, em Alfena, para mostrar como se brincava antigamente e preservar o saber fazer de gerações.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Na antiga escola de Cabeda, em Alfena, está a ser construída a futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português. As obras arrancaram a 10 de Maio e têm um prazo de execução de 18 meses, anuncia a Câmara MunicipalÀ semelhança da Oficina da Regueifa e do Biscoito, recentemente inaugurada em Valongo, este espaço vai contar a história do brinquedo tradicional português, mas vai também preservar o saber fazer de várias gerações. 

O objectivo é dar a conhecer o património material e imaterial, juntando os que criaram e os que continuam a recriar os objectos, para incentivar partilhas intergeracionais destes brinquedos que ainda hoje são fabricados, não só em Alfena, mas também em Ermesinde.

Projecto da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português
© DRProjecto da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português

Este espaço vai mostrar o brinquedo nas suas diferentes facetas em termos de materiais – pasta de papel, gesso cartonado, celulóide, chapa, madeira e plástico –, associando-o a outros conhecimentos da região, como a panificação e o fabrico de biscoitos, a extracção e transformação da lousa.

Inspirado nas formas geométricas, o  projecto incluirá uma galeria e uma sala multiusos. A envolvente será adaptada para encontros de coleccionadores, workshops, arranjo de peças, actividades de dinamização através da acção das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais.

Projecto da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português
© DRProjecto da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português

“O brinquedo tradicional está vivo na memória de todos nós. Mais do que recordar a história, este projecto pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras. Temos muita esperança neste projecto que vai associar a modernidade à memória e à tradição e que será mais um importante contributo para concretizar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo, não só na região, mas também no país e no noroeste peninsular”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.

Projecto da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português
© DRProjecto da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português

O projecto da futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português tem o preço contratual de 3.658.782,71€, sendo o investimento financiado por fundos comunitários do Programa Norte2020. 

Já abriu a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

+ Adeus, eucaliptos. Valongo vai plantar 2960 sobreiros

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade