Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right A taxa turística já rendeu mais de um milhão de euros à Câmara
ribeira
© Marco Duarte

A taxa turística já rendeu mais de um milhão de euros à Câmara

Publicidade

Desde que começou a ser aplicada, a 1 de Março de 2018, a receita liquidada da taxa turística municipal - que cobra 2€ por noite - foi de cerca de 1,3 milhões de euros. A este valor soma-se ainda cerca de 950 mil euros da Airbnb que, ainda em Julho, deverão ser transferidos para a Câmara. 

Estes dados foram apresentados por Ricardo Valente, vereador responsável pelo Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, na reunião camarária desta semana. O acordo estabelecido com a plataforma Airbnb entrou em vigor em Abril e tem sido fundamental para a construção da base de dados que tem por objectivo criar uma georreferenciação de todas as entidades turísticas da cidade, diz a autarquia em comunicado.

No Porto há 6125 cadastros de entidades turísticas, segundo a base de dados do Turismo de Portugal. Mas a autarquia também está a desenvolver a sua base de dados e já está muito perto dos números deste organismo. Segundo Ricardo Valente, este "mapeamento exaustivo de todos os alojamentos locais e empreendimentos turísticos na cidade" é necessário para que a partir dessas informações se possam "criar mecanismos para minorar a pressão turística".

O município espera arrecadar nove milhões de euros com a taxa turística até ao início de 2019. As previsões iniciais apontavam para os seis milhões.

+ O Porto é a cidade europeia que mais vai lucrar com o turismo

+ 10 coisas que os turistas fazem e todos os portuenses deviam experimentar

Share the story
Últimas notícias
    Publicidade