A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Oceano
© Andrzej Kryszpiniuk / UnsplashEste fórum é promovido pela Surfrider Foundation Europe, uma organização ambiental sem fins lucrativos

Alterações climáticas em discussão no Forte de São João Baptista

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

As alterações climáticas e a poluição dos oceanos que afectam a costa portuguesa vão ser tema de conversa no Porto, entre 9 e 10 de Novembro, dias em que a cidade serve de palco ao encerramento da campanha Voice for the Ocean, que chega a Portugal depois de passar por Burgas, na Bulgária, Paris, Bruxelas e Málaga.

No programa do evento, que contará com a presença de nomes como Ricardo Serrão Santos, deputado europeu, Loreley Picourt, da plataforma Ocean & Climate, e Tiago Pires, conhecido por  "Saca", que será orador do painel Surf e Turismo Sustentável, encontra acções cívicas, vários debates e uma conferência, como se lê no site da Câmara Municipal do Porto. O Forte de São João Baptista, na Foz, foi o local escolhido para acolher a iniciativa.

Este fórum - promovido pela Surfrider Foundation Europe, uma organização ambiental sem fins lucrativos, criada em 1990, em Biarritz (França) - conta com o apoio da Comissão Europeia, que pretende envolver os cidadãos e conhecer as suas opiniões sobre as acções prioritárias a serem implementadas para resolver o desafio comum que o aumento da temperatura do oceano, resultado das alterações climáticas, levanta. Estima-se que o aumento diminuirá o tamanho das ondas, o que ameaça a prática de desportos aquáticos e actividades turísticas.

Para envolver os cidadãos na iniciativa, foi lançado um questionário à opinião pública, com perguntas relacionadas com o oceano identificadas como prioritárias para a agenda política dos futuros deputados europeus. No final da consulta pública, as propostas relativas a esta problemática serão apresentadas, com a finalidade de que os futuros eleitos – nas eleições de 2019 - se comprometam a integrá-las nos seus programas. Pode responder ao questionário até 14 de Dezembro.

O evento é de entrada gratuita, mas obriga a inscrição. Interessado? Saiba que tem até 30 de Novembro para se inscrever.

+ Cortiça e plantas podem ser a solução para remover poluentes do Porto de Leixões

Investigadores do Porto ajudam NASA na procura de planetas

+ Sete ideias geniais dos cientistas e investigadores do Porto

Últimas notícias

    Publicidade