A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cinco pratos para provar na nova carta do The Yeatman

Escrito por
Teresa Castro Viana
Publicidade

O novo menu do restaurante gastronómico do The Yeatman, o "mais sazonal de sempre", como explica o chef Ricardo Costa, é também marcado por pratos "menos consensuais", onde brilham ingredientes como o ouriço-do-mar, as galeotas e a lampreia. O menu completo custa 170€, sem bebidas, mas pode e deve optar pela harmonização de seis vinhos, a 75€.

Lírio 'Nitro'

Neste prato, as lâminas de lírio conservadas em sal são servidas com variações de pepino, como o spaguetti de pepino marinado em saquê e vinagre de arroz, as pérolas de pepino geladas, a espuma e o molho. Muito fresco, é um dos primeiros momentos do novo menu.

© DR

Ouriço-do-mar

O prato é feito com chawanmushi de ouriço, um creme à base de ovos, ovas de ouriço e bloody mary de ouriço. Ao lado vem um pão cozinhado a vapor, frito e recheado com ouriço, para ir trincando à medida que devora o creme.

© DR

Galeota

Salteadas e fritas, as galeotas, um peixinho pouco conhecido da zona de Ílhavo, são aqui acompanhadas por esferas de aipo, caviar e molho de beurre blanc, que dá cremosidade e intensidade ao prato.

© DR

Lampreia

A lampreia e as duas técnicas de confecção tradicionais — em arroz e à bordalesa — são homenageadas neste prato com arroz de lampreia, filetes de lampreia, espinafres, pinhões, crocantes de iogurte e molho à bordalesa.

© DR

Laranja sanguínea

O souflé de laranja sanguínea, servido com crème brûlée na base, é acompanhado por laranja sanguínea marinada em Grand Marnier, gelado de pistácio e creme de amêndoa. Sim, é uma óptima forma de terminar o repasto.

© DR

+ Os melhores restaurantes em Gaia

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade