A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Conheça a nova loja d'O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

A Rua dos Clérigos tem um novo inquilino e é difícil não reparar nele. A grande montra, a banda sonora, o colorido intenso e os carrosséis d'O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa – tudo enquadrado na temática circense – chamam a atenção de quem passa, que é convidado a entrar e a perder-se entre centenas de conservas. Se criar uma loja/circo em que latas de sardinha são a estrela lhe parece estranho, saiba que há uma razão. Reside no facto de a Comur, a Fábrica de Conservas da Murtosa responsável pelo espaço, considerar este peixe “o maior espectáculo do mundo”, diz Anastasya Gudumak, chefe de loja.

É ela que nos revela que o melhor produto da casa dá pelo nome de Ouro Português. Trata-se de um filete de sardinha, sem pele e sem espinhas, conservado com azeite extra virgem premium, ao qual se junta 24 quilates de ouro comestível, tratado antes e posto na lata com a ajuda de uma pinça (caso ande à procura de um presente original, e caro, aqui tem uma ideia).

A colecção Valor do Tempo
© Marco Duarte

Na loja encontra ainda duas colecções. A Valor do Tempo é composta por latas de sardinhas, numeradas de 1916 a 2019. Cada década tem uma cor e a cada ano está associado um acontecimento histórico e o aniversário de duas ou três personalidades. Já a Mar Português, que surgiu aquando da celebração do 75º aniversário da Comur, inclui vários tipos de pescado tradicional, como o linguado fumado, a corvina, o robalo e a dourada, conservados em latas decoradas com motivos alusivos aos Descobrimentos.

+ As melhores mercearias no Porto

As melhores mercearias e supermercados do mundo no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade