A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Conheça melhor Júlio Resende no centenário do seu nascimento

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende celebra, sábado 21, o centenário do nascimento do pintor que dá o nome à instituição com um percurso a pé pelos lugares do Porto onde nasceu e se descobriu como artista.

“Júlio Resende — A Praça e a Memória” é o nome do programa de actividades. O caminho começa a fazer-se às 16.00 na casa onde o artista nasceu. Lá, no número 14 da Rua Actor João Guedes, será descerrada uma placa em homenagem, não só a Júlio Resende (1917-2011) como também ao irmão, o maestro Resende Dias (1916-1992).

A poucos metros, no Largo do Moinho de Vento, o Rancho Folclórico do Porto interpretará músicas como “O Porto Canta” e o “Hino do Porto”, ambas da autoria do Maestro Resende Dias. 

A próxima paragem é no Café Luso, onde será inaugurada a exposição Café Luso — Evocação a Júlio Resende. Aqui estará, até 31 de Maio, uma selecção da obra do pintor que percorre diversas fases.

O dia termina no edifício do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. Foi ali que Júlio Resende começou os seus estudos artísticos na então Academia Silva Porto. Pelas 17.00, a inauguração de outra mostra, Resende Regressa ao Salão Silva Porto, contará com intervenções do jornalista Germano Silva, do bibliotecário Luís Cabral, e de Victor Costa, pintor e presidente do Conselho de Administração do Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende. Poder-se-á visitar esta exposição até 31 de Agosto.

Durante o percurso "A Praça e a Memória" ver-se-ão também as 25 montras temáticas, na Praça Carlos Alberto e na Rua de Cedofeita, que aderiram à iniciativa “Caminhos de Resende”, e que manterão estas decorações temáticas até ao final de Abril.

A participação nestas actividades é gratuita. 

+ Descubra os mosteiros e os conventos mais emblemáticos da Invicta

+ Sessenta e oito espectáculos gratuitos no Porto este ano

Últimas notícias

    Publicidade