[category]
[title]
'Porque Hoje é Sábado', premiada curta-metragem de animação portuguesa, integra a longlist de produções qualificadas para uma candidatura aos Óscares.

O caminho ainda é longo, mas pode levar a uma nomeação aos Óscares. A curta-metragem de animação Porque Hoje é Sábado, realizada por Alice Eça Guimarães, integra oficialmente a chamada longlist de potenciais candidatos aos Óscares de 2027, uma produção portuense, saída do estúdio Animais AVPL, juntamente com os Filmes do Pinguim, uma marca da Pinguim Atrevido, instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto; o Studio Kimchi; e a La Clairière Production.
Vencedora de 17 prémios nacionais e internacionais, a qualificação da curta-metragem Porque Hoje é Sábado chegou em Novembro, com a atribuição do Prémio de Melhor Curta de Animação do Festival POFF, na Estónia, um dos festivais reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cujos galardões qualificam automaticamente os filmes vencedores para concorrer aos Óscares.
Uma história sem diálogos que nos fala de tempo, sobre uma mulher que num dia de descanso procura momentos de inspiração, mas é constantemente interrompida por situações rotineiras, até chegar a um ponto de ruptura. Uma obra que o júri do POFF descreveu como “um retrato poético e metafórico da maternidade”, com uma “poderosa linguagem visual”.
A longlist de curtas-metragens de animação inclui, para já, mais um filme português: Cão Sozinho, de Marta Reis Andrade, produzido pelo BAP – Animation Studios, que o ano passado se destacou com Percebes, curta de animação que chegou à shortlist dos Óscares.
Mais para o final do ano, a Academia irá seleccionar 15 curtas-metragens dessa longlist, de onde sairão depois os cinco nomeados e, por fim, o grande vencedor. Recordamos que a curta-metragem portuguesa Ice Merchants, de João Gonzalez, esteve nomeada ao Óscar em 2023, para Melhor Curta-Metragem de Animação.
+ Há nova data e (ainda) muitos lugares para o espectáculo 'As Guerreiras do K-Pop', em Gondomar
Discover Time Out original video