A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Árvore de Natal na Praça General Humberto Delgado
© CMPÁrvore de Natal na Praça General Humberto Delgado

Dia 30, as ruas do Porto iluminam-se para dar as boas-vindas ao Natal

A iluminação vai funcionar de domingo a quinta-feira, entre as 18.00 e as 23.00. E às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados até à meia-noite.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

As montras das lojas da Invicta são as primeiras a dar as boas-vindas ao Natal. Vestidas a rigor – com renas, Pais Natais, bonecos de neve e árvores de Natal enfeitadas –, ganham agora a companhia das ruas iluminadas, tornando o comércio e os passeios pela cidade mais acolhedores e apetecíveis. A partir de 30 de Novembro, o Porto enche-se de luz para receber a época mais bonita do ano. 

As luzes acendem-se na véspera de dia 1 de Dezembro e serão desligadas no dia 6 de Janeiro, logo a seguir ao Dia de Reis. Durante esse período, a iluminação vai funcionar de domingo a quinta-feira, entre as 18.00 e as 23.00. E às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados até à meia-noite. 

Este ano, a Câmara Municipal decidiu atribuir à Associação dos Comerciantes do Porto, responsável pelas decorações de Natal, um apoio financeiro até 600 mil euros, uma vez que estas “assumem uma importância relevante no estímulo ao comércio, constituindo uma tradição enraizada e muito apreciada por todos aqueles que nela vivem e trabalham, assumindo ainda um relevo acrescido devido ao elevado número de turistas e visitantes que todos os anos visitam a cidade nessa época”, podia ler-se na proposta que, em Julho, foi aprovada por unanimidade.

Esta ajuda prende-se também com “o aumento, público, notório e generalizado, dos custos com matérias-primas, serviços e energia, pelo que se justifica que, face ao agravamento do custo global da operação, haja um reforço no apoio a atribuir para o efeito”, justifica o documento.

Tal como nos dois últimos anos – em que as iluminações se estenderam por mais de 80 ruas, praças e jardins da cidade –, a aposta em tecnologia LED de baixo consumo é para repetir. E deixam ainda o aviso que, este ano, as luzes estarão ligadas, no máximo, seis horas por dia. “Percebemos que é necessário um empenho colectivo para que seja possível atingir uma redução do consumo energético em cerca de 30%, face aos anos anteriores”, explicou a Associação dos Comerciantes do Porto, em declarações à Agência Lusa.

Quanto à tradicional árvore que todos os anos é instalada na Praça General Humberto Delgado, mesmo em frente à Câmara Municipal, será ligeiramente maior que nos anos anteriores e isso significa que terá mais de 30 metros de comprimento e mais de 15 metros de largura.

+ As 23 melhores lojas no Porto que tem de conhecer

+ 10 lojas históricas no Porto que tem de conhecer

Últimas notícias

    Publicidade