Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 10 lojas históricas no Porto que tem de conhecer

10 lojas históricas no Porto que tem de conhecer

Se procura peças verdadeiramente únicas, elas estão nestas 10 lojas históricas no Porto que valem uma visita. Vá, antes que (ou para que não) fechem

Por Editores da Time Out Porto |
Publicidade
Camisaria Porto
©Marco Duarte Escolha uma camisa na Camisaria Porto

Num Porto cada vez mais virado para o turismo, em que vários estabelecimentos antigos fecham para dar lugar a hostels, apartamentos turísticos ou negócios turista-friendly, é preciso não esquecer quem cá esteve sempre a fazer a diferença, ao longo dos anos. Estas são apenas 10 das lojas históricas no Porto que tem mesmo de conhecer. Por dentro e por fora. Há espaços especialistas em livros, sementes, enchidos e queijos, tecidos ou até escovas de pêlo de porco. Muitas destas integram o programa municipal Porto de Tradição. Mas não fique por aqui, aproveite a boleia e vá conhecer outras porque há muitas lojas históricas na cidade que merecem uma visita. 

Recomendado: As melhores lojas vintage no Porto

10 lojas históricas no Porto

Livraria Moreira da Costa
©Marco Duarte
Compras, Livrarias

Livraria Moreira da Costa

Galerias

A Moreira da Costa é um dos alfarrabistas mais antigos e valiosos da cidade, com várias primeiras edições de autores portugueses, a obra de trás para a frente de Camilo Castelo Branco, vários livros de direito, filosofia e teologia, e dois mil títulos de literatura francesa, em francês, dos séculos XVIII e XIV. 

Papelaria Modelo
©Marco Duarte
Compras, Papelarias

Papelaria Modelo

Taipas

Sem ela, os alunos do Porto de Belas-Artes e de Arquitectura não seriam os mesmos. É aqui que encontram o material técnico necessário para os cursos, numa casa que sempre teve os estudantes (e os pintores) como os principais parceiros – mas sem esquecer o público não especializado, que continua a vir comprar aqueles lápis ou aquele tipo de papel que já não se vê em mais lado nenhum. 

Publicidade
Casa Arcozelo
©Marco Duarte
Compras, Alimentos especializados

Casa Arcozelo

Baixa

Queijos e enchidos portugueses são o novo pão com manteiga de muitos restaurantes e bares de tapas que têm aberto porta sim, porta sim na Baixa. Mas a Casa Arcozelo, especializada em queijos e charcutaria desde o início do século XX, pouco tem sentido essa agitação. O rei é o queijo da Serra, vindo de Celorico da Beira, onde a sua produção ainda é manual. Há o amanteigado, o de meia cura, e o curado, e são eles que ainda vão chamando espanhóis à loja. Vendem-se também os queijos da Serra de Penela, o Senras, de Famalicão, o chamado queijo vermelho, e o queijo magro Marinhas, entre muitos outros.

Lojas Centenárias - A Sementeira
©Marco Duarte
Compras, Centros de jardinagem e estufas

A Sementeira

Flores

Esta loja fundada pelos irmãos Alípio e Guilherme Dias é o paraíso dos apaixonados pela agricultura e pelo jardim. Aqui encontra tudo o que está relacionado com estes universos, desde sementes de hortaliças - cenoura, pencas e coentros, por exemplo - a flores em semente, como margaridas e cravos, além de pequenos arbustos, capazes de sobreviver em varandas. Vende-se também equipamentos de jardinagem.

Publicidade
Escovaria do Belmonte
©João Saramago
Compras, Lojas vintage

Escovaria de Belomonte

Baixa

A Escovaria de Belomonte é uma espécie de loja/fábrica/museu. Depois de se passar a porta esguia e o arco-íris de vassouras coloridas penduradas no tecto do corredor, o nosso olhar é de imediato direccionado para a pequena fábrica que funciona dentro da loja. É, portanto, altamente provável que apanhe alguém a trabalhar – tudo é feito e transformado aqui, ao vivo e a cores. 

Feira do Bacalhau
©João Saramago
Compras, Mercearias

Feira do Bacalhau

Baixa

Aqui não há bacalhau de plástico pendurado à porta como na nova (ou na falecida?) Casa Oriental. O assunto é levado a sério desde 1925, como se avisa na fachada branca e azul-bebé, com a venda de bacalhau da Islândia, da Noruega, do Canadá (mais fino e baixo) e da Inglaterra (com uma cura mais salgada), entre uma boa variedade de feijões, frutos secos e outros produtos de mercearia.

Publicidade
Armazém dos Linhos
©Marco Duarte
Compras

Armazém dos Linhos

Santa Catarina

O comércio tradicional estava a morrer, o turismo estava fraco, o Armazém dos Linhos ia fechar. Foi precisamente há cinco anos que as irmãs Leonor e Filipa Pinto Basto puseram de lado a arquitectura, arregaçaram as mangas e ficaram com o centenário Armazém dos Linhos, com loja e confecção no Norte. Sem o desvirtuar. “Manter a preservação dos tecidos tradicionais portugueses é um dos grandes objectivos”, explica Leonor, referindo ainda que aqui também é possível personalizar tecidos. 

Casa Botónia
© Travel & Visit Oporto Hostel
Compras, Grandes armazéns

Casa Botónia

Cedofeita

Um templo no que ao reino dos botões diz respeito, a Casa Botónia conta já com mais de um século de história. Com a maioria das peças provenientes de França e Itália, a moda aqui está sempre in, sendo um dos locais onde vários estilistas conceituados vão procurar a matéria-prima para as suas colecções. Se for visitar a loja, não se esqueça de perguntar pelos botões madrepérola, são um dos pontos fortes da loja.

Publicidade
Camisaria Porto
©Marco Duarte
Compras

Camisaria Porto

Santa Catarina

A Camisaria Porto nasceu em ano de Primeira Guerra Mundial, 1914, na altura como Camisaria Gomes. Ao longo do tempo foi passando por vários proprietários e hoje pertence a Aida Maria Rosas, que diz já ter perdido a conta ao número de camisas que tem na loja. “São mais de mil, à vontade”, garante. Algodão, algodão e fibra, lisas, às riscas, de flanela ou meia manga, estas camisas – “100% nacionais”, garante Aida – custam entre os 39€ e os 53€. E ainda há os laços, as gravatas, os botões de punho, as meias e as écharpes. Todos com selo nacional, pois claro.

Bazar Paris
©Marco Duarte
Compras, Brinquedos e jogos

Bazar Paris

Santa Catarina

Há mais de 100 anos na mesma família, a Bazar Paris é provavelmente a loja de brinquedos mais antiga do Porto em funcionamento. A maior parte da clientela que aqui entra está à procura de brinquedos de colecção, como carrinhos, locomotivas e bonecas.

Mais lojas para conhecer

O Sotão da Tia Becas
©Marco Duarte
Compras, Antiguidades

As melhores lojas de antiguidades no Porto

Há coisas que ficam bem melhores assim que os anos começam a passar por elas, como o Vinho do Porto, por exemplo. Mas copos à parte, e porque a nostalgia e o saudosismo dos tempos idos está na moda, fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas de antiguidades no Porto, porque é impossível resistir ao charme da velhice de algumas peças que aqui se vendem.

Patch Porto
©João Saramago
Compras

As melhores lojas alternativas no Porto

Farto de fazer compras sempre nos mesmos sítios? Fuja das multidões e vá respirar outros ares. Quer precise de renovar o armário, adicionar páginas à sua livraria ou lhe apeteça investir em arte – estas lojas têm de tudo. 

You may also like

    Publicidade