A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Douro eleito pela 'Forbes' um dos mais bonitos destinos para quem gosta de vinho

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

1) Descer o Douro de barco. 2) Passear por entre as vinhas plantadas em socalco (que dão origem a um dos mais famosos vinhos do mundo). 3) Conduzir pela N222, eleita em 2015 a melhor estrada para conduzir do planeta, entre Peso da Régua e Pinhão. Se visitar o Douro não está na sua bucket list – aquela lista de coisas que tem mesmo de fazer antes de morrer –, então não anda a aproveitar a vida como deve ser.

A revista americana "Forbes" publicou online uma lista com os dez destinos mais bonitos do mundo para amantes de vinho. O Douro aparece logo no topo da tabela. “Localizado a algumas centenas de quilómetros da cidade do Porto, este Património Mundial da UNESCO tem quintas vinícolas idílicas do século XVIII e XIX, e vinhas em socalcos de pedra que se erguem acima do sinuoso rio Douro”, dizem.

Falam da influência dos Romanos, que introduziram as vinhas no país no século III A.C., depois da conquista da Península Ibérica, e do vinho verde que aqui também se produz, uma vez que a Região Demarcada dos Vinhos Verdes tem o rio Minho, a norte, e o rio Douro, a sul, como limites. Dão ainda sugestões de quintas abertas ao público e com visitas guiadas, como a Quinta da Pacheca, a Quinta de La Rosa ou a Quinta das Carvalhas. E um conselho: a visita deve ser feita entre o final de Setembro e o início de Outubro.

A cidade de Franschhoek, na África do Sul, fundada em 1688 pelos huguenotes franceses e coberta de vinhas, aparece em segundo lugar, seguida de Saint-Émilion, em Bordéus, França, e Valle de Guadalupe, no México. Da lista da Forbes fazem ainda parte Barossa Valley na Austrália, Piedmon em Itália, Napa Valley na Califórnia, e Hawke’s Bay na Nova Zelândia. Moseltal na Alemanha e La Rioja na Espanha, rematam o conjunto.

+ 12 coisas para fazer no Douro

+ Os melhores hotéis no Douro

Últimas notícias

    Publicidade