[title]
A Cockburn’s, em Gaia, e o restaurante basco Sagardi, no Porto, juntaram-se para uma experiência vínica e gastronómica que une os dois espaços vizinhos, nas margens do Douro. As reservas estão a postos.
O programa arranca com uma visita guiada às caves da Cockburn’s, uma das históricas do Douro, fundada em 1815 por dois irmãos escoceses. Hoje, o armazém da marca – propriedade da Symington Family Estates – é o maior de Vila Nova de Gaia onde envelhecem 4250 cascos de vinho do Porto. Após a visita guiada, tem lugar uma prova de três vinhos do Porto (Cockburn's Reserva Tawny, Cockburn's 10 anos e Cockburn's 20 anos), o aquecimento para o almoço na outra margem.

É no restaurante Sagardi, de inspiração basca, que prossegue a experiência, um almoço inaugurado com um cocktail Porto Tónico, em jeito de boas-vindas. Localizado na Ribeira do Porto, para este programa tem dois menus de degustação à escolha, ambos com entrada, prato principal, água, café e trufas, além de uma harmonização com vinhos produzidos pela Symington (vinhos Florão DOC Alentejo, Altano DOC Douro e Pombal do Vesúvio).
Entre as entradas disponíveis destacam-se a tradicional txistorra (linguiça fresca), a salada de queijo Idiazabal ou os croquetes de presunto, enquanto que as sugestões para os pratos principais passam por magret de pato de Iparralde, tártaro de vaca velha ou costela de porco de “caserío”.
O preço da experiência “Do Casco à Cozinha” é de 75€ ou 84€ por pessoa, consoante o menu escolhido, e as reservas podem ser feitas no site da Cockburns, com 48 horas de antecedência.
Cockburn’s: Rua Serpa Pinto, 346 (Vila Nova de Gaia); Sagardi: Rua de São João, 54 (Porto)
+ Já experimentou um bolo de arroz de pato? O Cibû tem. Isso e muitas novidades na carta
+ 30 anos de Cafeína. “Um restaurante como este é sempre um processo, está sempre em evolução”