A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

espacio/Jhannia Castro: há nova galeria para conhecer no Quarteirão das Artes

Escrito por
Sérgio Gomes da Costa
Publicidade

O Quarteirão das Artes acaba de ganhar outro ponto de interesse, o espacio/Jhannia Castro. É um lugar onde a fotografia de autor, o design, as antiguidades e a arte africana se encontram, tendo na selecção da sua mentora uma marca fundamental.

O projecto surge na sequência de um trajecto pessoal intenso. Jhannia Castro é arquitecta e mudou-se da Venezuela para Barcelona em 1992. Ali trabalhou em revistas prestigiadas de arquitectura e design. Duas décadas mais tarde, mudou-se para Milão, onde trabalhou no SaloneSatellite, dedicado ao mobiliário, ao mesmo tempo que aprofundava o seu gosto pela fotografia. Foi poucos anos depois disso que o Porto surgiu na equação e Jhannia decidiu vir para aqui viver.

Esta nova loja e galeria surge como um passo lógico na sua vida, reunindo muitos dos seus gostos e interesses. A começar pela fotografia: podemos contar com seis exposições anuais dedicadas a autores de relevo mundial, procurando ter figuras que trabalham num registo de referências clássicas. As suas inaugurações vão acompanhar o calendário de Miguel Bombarda.

Destaque ainda para as peças de cristal e cerâmica de Ettore Sottsass, figura maior do design, que partilham o seu espaço com as formas curvas das cadeiras Thonet, todas antigas. Ao lado, há máscaras tradicionais africanas a espalhar a sua magia primeva.

Nota final para os livros, numa colecção de peças dedicadas à arte, editadas por casas tão prestigiadas como a Assouline, a Artika e a Tristan Barbarà, entre outras – são, só por si, obras de arte.

Por tudo isto se poderá dizer que este é um espaço singular no Porto, com peças dificilmente disponíveis noutros lugares da cidade e do país.

+ Os melhores espectáculos em Dezembro no Porto

+ Natal a Rir: sete espectáculos que chegam com a promessa de animar a Invicta

Últimas notícias

    Publicidade