A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mito
© João SaramagoMito

Estrella Damm propõe harmonizações entre pratos e cervejas gastronómicas

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

As cervejas gastronómicas que complementam a gama da Estrella Damm, a Inedit, a Malquerida, a Voll Damm e a Bock Damm, desafiaram restaurantes de todo o país a desenvolver pratos que combinem com elas. O Semea by Euskalduna Studio, o Mito, o À Parte, o Casa do Carmo, o Magina’s e o Bar da Praia são os espaços portuenses envolvidos nesta iniciativa que começou em Julho e termina em Novembro.

A Nossa Sugestão é o nome do projecto que tem por base a ideia de que “cada estilo de cerveja é único e deve ser harmonizado com pratos adequados”, segundo o comunicado de imprensa da marca catalã, que avança ainda que o programa se divide em quatro momentos.

Para o primeiro, que começou em Julho e termina em Agosto, os restaurantes criaram um prato que acompanha os “sabores frutados e florais da Inedit”. Até ao final do mês, vai poder harmonizar esta cerveja com pratos como ceviche de robalo e camarão ou Bacalhau à Portuguesa.

Na segunda fase, que decorre em Setembro, as combinações fazem-se entre a Malquerida, “uma cerveja inovadora feita com milho, flor da Jamaica, lúpulo, trigo e laranja que combina de forma ideal com sabores picantes, condimentados e ácidos”, como o bao de caranguejo ou cataplanas.

Em Outubro, a Voll Damm, uma “cerveja com duplo malte e um aroma intenso e complexo” é a estrela. Ideal para combinar com “pratos de carne, com toques de gordura, queijos e enchidos”, vai bem com a Assadura à Monchique e as bochechas de porco estufadas com vinho do Porto que serão servidas, por exemplo. 

O “sabor intenso torrado com um ligeiro toque a doce no final” da Bock Damm vai ser harmonizado com pratos como o cozido à portuguesa e o borrego estufado com temperos da horta, durante todo o mês de Novembro. Bom apetite.

+ Os melhores bares de cerveja no Porto

+ Fava Tonka: cozinha vegetariana e criativa chega a Leça da Palmeira esta quinta-feira

+ Voe até ao Bird of Passage, o novo café da cidade

Últimas notícias

    Publicidade