A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

'Eu nunca emergi | emergir para afundar': nova exposição estreia no Maus Hábitos

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Há mais um ciclo de residência artística no Maus Hábitos. O turco Volkan Diyaroglu, que esteve até ao início de Agosto a preparar uma série de obras inéditas para apresentar na que será a sua vigésima exposição individual, foi o artista escolhido para o integrar. A mostra, que dá pelo nome Eu nunca emergi | emergir para afundar, tem inauguração marcada para esta quinta-feira, dia 9, às 21.30, na sala de exposições do espaço portuense. Vai ficar por lá até 22 de Setembro.

“O estado de emergência que se instala sobre a política e a economia mundial, e os seus efeitos sobre o ambiente e o quotidiano dos cidadãos” são retratados por Volkan nesta exposição que explora o duplo sentido da palavra emergir, segundo o comunicado.

A nota avança ainda que “Diyaroglu reflecte sobre a permeabilidade do tecido democrático às questões nacionalistas, ataques à liberdade e ao imperialismo monetário”, através da pintura, da impressão digital e da escultura.

Temas com forte veio político não são novidade no trabalho deste artista. O turco, que se formou na Faculdade de Artes da Universidade Mimar Sinan e na Faculdade de Belas Artes de San Carlos de Valência, e que recebeu um dos mais importantes prémios espanhóis, o XXXV Bancaja de Pintura, Escultura e Arte Digital, já abordou assuntos como a ecologia, o capitalismo, a mercantilização da arte e a ditadura da crítica, o que o levou a ser alvo de censura no seu país de origem. 

A exposição, que integra o ciclo Caravana, um projecto promovido pela Saco Azul Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, é de entrada livre.

+ No Noise: novo espaço e programação alargada na quarta edição do 'menor festival de Verão'

+ Celebre a vida e a obra de David Bowie no Arrábida Shopping

Últimas notícias

    Publicidade