A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Exposição de Jimmie Durham inspirada por José Saramago na Culturgest Porto

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Em 1995, depois de se mudar definitivamente para a Europa, Jimmie Durham (n. 1940, EUA) apresentou o seu trabalho pela primeira vez em Portugal com uma exposição na galeria Módulo, em Lisboa. História Concisa de Portugal reunia várias esculturas construídas com objectos que encontrou na rua, acompanhadas de excertos de O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago. Acha Que Minto?, patente na Culturgest Porto até 5 de Janeiro de 2020, recupera as obras mostradas nessa exposição e inclui duas peças novas.

“O artista achou O Ano da Morte de Ricardo Reis um livro extraordinário, por isso fez um conjunto de esculturas que, além de objectos, usam citações de Saramago”, explica Delfim Sardo. O curador reconhece que, apesar de lhe servirem de inspiração, os textos não assumem um carácter explicativo nas esculturas. “São dois discursos paralelos que têm em comum a ideia de verdade e mentira, de ficção e realidade”.

A disposição das peças segue, precisamente, uma lógica temática relacionada com estes conceitos. “Quem ler os textos percebe que a sequência das peças deriva de uma conexão entre eles”, clarifica Delfim Sardo. Além das esculturas de 1995, são apresentadas uma obra sonora de 2006 e outra feita de raiz para este projecto (anteriormente exibido no espaço Fidelidade Arte, em Lisboa), que inclui pedras semipreciosas coleccionadas pelo artista ao longo dos anos.

Jimmie Durham, galardoado este ano com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza, é o segundo nome do ciclo Reação em Cadeia, uma parceria entre a Culturgest e a Fidelidade Arte que propõe aos artistas convidarem o artista que lhes sucede nestas duas galerias.

Culturgest Porto. Av. dos Aliados, 104. Até 5 Jan 2020. Qua-Dom 12.30-18.30. Grátis.

+ Galerias de arte que deve conhecer no Porto

+ Os melhores museus no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade