A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Violoncelo
© Kael Bloom/ UnsplashA artista nasceu a 27 de Junho de 1885

Guilhermina Suggia: 133º aniversário da violoncelista celebrado com percurso cultural

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

O 133º aniversário de Guilhermina Suggia vai celebrar-se, esta quarta-feira, com um percurso cultural pelos locais ligados à carreira artística da violoncelista portuense, que nasceu a 27 de Junho de 1885. A sessão na Praça da Batalha, junto à Igreja de Santo Ildefonso, começa às 14.30.

Aos 13 anos, Suggia já tinha conseguido o posto de violoncelista principal da Orquestra do Orpheon do Porto. Dois anos mais tarde, com o apoio da Rainha D. Amélia, foi estudar para o estrangeiro. Esta oportunidade deu-lhe a hipótese de actuar nas principais salas de espectáculo  da Europa Ocidental à Rússia. O seu talento tornou-a, então, conhecida como a “Paganina”, numa alusão ao reconhecido compositor e violinista Niccolò Paganini.

Foi por causa de Suggia que as mulheres, nos anos 30 do século XX, começaram a ter a hipótese de tocar um instrumento considerado pouco decoroso para mãos femininas.

Os instrumentos que tocou ficaram conhecidos como "o Stradivarius Suggia" e "o Montagnana Suggia". Este último está na posse da Câmara Municipal do Porto e, tal como o piano de estudo que lhe pertenceu, é usado em ocasiões especiais.

Luís Cabral, bibliotecário-arquivista da câmara e antigo director da Biblioteca Pública Municipal do Porto, é o orientador da visita, cujo bilhete tem um custo de 3€.

Guilhermina Suggia
©DR

+ Música e pôr-do-sol nas Virtudes todas as sextas-feiras

+ A segunda edição do Dão Invicto junta vinhos e iguarias

Últimas notícias

    Publicidade