A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há uma nova galeria de arte a céu aberto em Matosinhos

Escrito por
Bernardo Gonçalves
Publicidade

Três exposições simultâneas assinalam a inauguração da Open Air Gallery, um conceito de arte a céu aberto em pleno centro comercial Lionesa. As exposições já podem ser visitadas e ficam em exibição até Dezembro.

De Amadeo de Souza-Cardoso lança um olhar cronológico sobre as pinturas do autor ao longo de 30 anos de vida. Segundo nota de imprensa, a exposição pretende “colmatar o vazio deixado pelo quase esquecimento colectivo que marcou os primeiros anos póstumos de Amadeo e dar lugar ao reconhecimento enquanto artista na vanguarda mundial do movimento modernista”.

A Fábrica, da autoria do designer gráfico e professor João Machado, é uma instalação de grande escala que conta os mais de 70 anos de história da Lionesa recorrendo às artes gráficas.

Por sua vez, Street Art Evolution aborda a história da arte urbana no Porto, tendo lugar nos corredores técnicos do centro empresarial.

A Lionesa tem uma forte relação com a arte, já que o mural da Rua da Lionesa é o maior projecto de graffiti e arte urbana do Norte de Portugal. Inaugurado em 2014, o mural reuniu dez artistas, como Utopia, Caos e Mário Belém, para ilustrar os 1400 metros quadrados de arte de rua.

A criação da Open Air Gallery vem na sequência de uma estratégia do grupo para “duplicar e valorizar a área alocável, aumentar o número de colaboradores para dez mil e investir nas áreas de cultura, lazer e desporto nos próximos anos”, refere o comunicado.

O complexo Lionesa existe desde 1944 e começou por ser uma fábrica de seda. O espaço acabou por se converter em centro empresarial e, além dos visitantes, acolhe mais de 100 empresas, como a Uber, a Farfetch e a Livesolutions.

+ As melhores galerias de passagem no Porto

+ Roteiro de arte urbana no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade