Gosta de se surpreender enquanto passeia pelas ruas do Porto? Fizemos o roteiro completo das galerias de passagem da Baixa e arredores e desejamos-lhe boa viagem.
As melhores galerias de passagem no Porto
Os mupis foram inventados para mostrar mapas, informação ou publicidade no espaço exterior. O Maus Hábitos tem três exemplares que usa para obras de arte. Já reparou?
Esta galeria tanto pode passar despercebida a quem passa na rua como interpelar os transeuntes pela sua singularidade. Foi construído um cubo com 3x2 metros na entrada de uma garagem e está aberto o dia todo. Se ainda não passou por aqui – ou nem se apercebeu – esteja mais atento.
As Galerias Lumière têm sido um bom veículo artístico. Este projecto é de Marco Dias, publicitário, que ao ver esse espaço vago se lembrou de lhe dar uma função artística. Reuniu obras de pintura, desenho, fotografia e até escultura em 30 prateleiras amovíveis.
Mais arte no Porto
Que o Porto é uma cidade cheia de arte já nós sabemos. Ora, o que o leitor pode não saber é onde encontrar essa mesma arte. Na rua? Sim, claro. Mas também pode entrar sem medos numa das melhores galerias de arte no Porto. Entra, dá uma vista de olhos, e se quiser levar um pedacinho de arte para casa mal não lhe vai fazer. Pelo contrário.
Nem todas as cidades podem orgulhar-se da quantidade e da qualidade dos seus museus. Aqui existem em abundância para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, do futebol à pintura... Por isso, visitar os melhores museus no Porto devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana.
Estão por toda a parte, algumas delas mesmo debaixo do seu nariz. Reunimos-lhe as 10 obras de arte obrigatórias no Porto, da pintura à escultura, passando por murais grafitados e colecções de soldadinhos de chumbo. Aqui as tem, já em jeito de roteiro, que tanto pode fazer aos poucos, como todo de enfiada, isso é consigo – desde que o faça.
Discover Time Out original video