A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Herói Local: Tiago Sá foi eleito pela Forbes um dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

"Sempre tive muitas dúvidas sobre o que queria fazer". É assim que Tiago Sá, hoje com 30 anos, recorda as indecisões juvenis. Natural de Santa Maria da Feira, cresceu em contacto com a natureza, na "típica casa da avó com plantinhas, uma horta e um quintal", conta. Foi também por essa altura que começou a desenvolver o interesse e a curiosidade pela tecnologia.

Em 2007 entrou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para estudar Engenharia Electrotécnica e de Computadores, sem, "no entanto, saber o que iria fazer do ponto de vista profissional quando saísse dali". Mas não precisou de pensar muito. Ainda em contexto académico, teve a oportunidade de trabalhar com uma tecnologia inovadora de transmissão de dados sem fios. Percebeu, então, "que a grande proposta de valor estava no software e na analítica de dados", explica.

Assim nasceu a Wisecrop, em 2014, da qual é CEO. Esta é uma startup que ajuda os agricultores a aumentar a produtividade, graças a apps que transmitem dados em tempo real e a respectiva análise. Riscos de pragas, caracterização do clima ou histórico dos nutrientes da exploração são alguns exemplos de informações que passam a estar disponíveis online. O espírito empreendedor e a ajuda que tem dado a gerir mais de 25 mil hectares valeu-lhe a integração na lista 30 Under 30 da revista Forbes.

+ Herói local: Américo Pinto, dono da Cervejaria Gazela, vende cerca de 800 cachorrinhos por dia

+ Herói local: Ana Cristina Pires, a primeira mulher portuguesa a tornar-se cientista-astronauta

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade