A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Já pode ver online mais de três mil obras do património português

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Mais de três mil obras do património cultural português estão agora disponíveis para consulta online na plataforma Google Arts & Culture, resultado de uma parceria entre o Estado e a empresa tecnológica, que põe à disposição exposições e obras de 22 instituições nacionais. A Google Arts & Culture funciona em colaboração com museus e galerias espalhados por todo o mundo e utiliza a tecnologia de street view para oferecer visitas virtuais e gratuitas a estes espaços. Desta forma, proporcionam “o acesso à arte e à cultura a todos e a partir de qualquer local”, lê-se em comunicado.

Por cá, estão disponíveis mais de 80 exposições e 18 tours de realidade virtual a algumas mostras e museus parceiros. Entre o que pode descobrir nesta plataforma, também disponível numa aplicação para smartphones, encontra mais sobre a tradição do piano no Conservatório de Música do Porto, a história da Afurada e do Porto enquanto Património Mundial. Conhecer a fundo obras da Colecção de Serralves também é possível.

Das 22 instituições portuguesas parceiras, apenas uma se situa no Porto: o Museu Nacional Soares dos Reis. Contudo, para já, as salas deste espaço ficam de fora das visitas virtuais, porque este “museu ainda vai ser intervencionado, pelo que será mais tarde visitado pela equipa da Google”, de acordo com David Santos, da Direcção-Geral de Património Cultural”, citado pelo dn_insider.

Entre as obras digitalizadas, que pode consultar no site e na aplicação do Google Arts & Culture, mais de mil foram capturadas no Art Camera da Google, uma câmara capaz de digitalizar com super alta resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu.

+ Os melhores museus no Porto

Solange Knowles e J Balvin no cartaz do NOS Primavera Sound 2019

Até 20 de Janeiro há eventos de acesso livre na Casa da Música

Últimas notícias

    Publicidade