A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Maratona do Porto: organização da prova aponta impacto económico de 12 milhões de euros

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Na apresentação da 15ª edição da EDP Maratona do Porto, que teve lugar na Câmara Municipal esta terça-feira 23, a Runporto, que organiza a prova, revelou que esta deve superar os 16 mil participantes, no conjunto das três vertentes da corrida, e duplicar o número de estrangeiros presentes. Confirma assim o estatuto de maior maratona de Portugal, tanto em número de participantes, como em número de atletas estrangeiros, já que cerca de 30% dos inscritos são internacionais, em representação de 71 países.

Jorge Teixeira, director da competição, referiu ainda que o impacto económico da iniciativa deve rondar os 12 milhões de euros. "Estamos a falar de praticamente sete mil estrangeiros que se deslocam propositadamente ao Porto para correr ou acompanhar esta prova e que, segundo a nossa estimativa, vão gerar cerca de 12 milhões de euros de retorno directo na economia local", disse. No entanto, segundo informações no site da organização, este valor vai ser comprovado através de um estudo sobre o impacto económico do evento na cidade, conduzido pela Universidade do Algarve.

A maratona está marcada para dia 4 de Novembro. Começa às 09.00, junto ao Sea Life, e termina no Queimódromo. A par da corrida principal, decorrem mais duas provas: a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, com 15 quilómetros e uma vertente solidária a favor da Associação Portuguesa de Osteoporose, e a Fun Race, uma caminhada de seis quilómetros sem objectivos competitivos e destinada a pessoas de todas as idades.

Vale a pena lembrar que este é o ano em que a EDP Maratona do Porto exibe pela primeira vez o grau bronze, distinção que a coloca entre as melhores provas do circuito mundial, atribuído pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

+ Os melhores sítios para correr no Porto

+ Os melhores sítios para praticar desportos radicais no Porto

Últimas notícias

    Publicidade