A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Matosinhos homenageia pescadores com o filme 'Portugal Tem Lata'

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

É a pretexto das Festas do Senhor de Matosinhos que a cidade celebra, pela primeira vez, o Dia do Pescador. A iniciativa decorre esta sexta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos e pretende homenagear “o trabalho árduo e profícuo dos pescadores, operários e empresários conserveiros matosinhenses de hoje e do passado”, pode ler-se em nota do município.

É, precisamente, para mostrar a importância das indústrias da pesca e das conservas na economia e história do concelho que surge Portugal Tem Lata, documentário da Newtalks com argumento e realização de Rui Pregal da Cunha (ex-vocalista dos Heróis do Mar) e João Trabulo.

O filme foca a história da indústria conserveira portuguesa, com particular destaque para a matosinhense, ao longo de cerca de 200 anos. A apresentação do documentário está marcada para as 14.30 e conta com a presença de João Trabulo e do historiador Joel Cleto.

A Câmara de Matosinhos colaborou na produção, cedendo documentação importante, como imagens, vídeos ou plantas. Além disso, o filme contou com a participação das técnicas de arquivo e fotografia da autarquia e de responsáveis e operários das fábricas de conservas Pinhais, Ramirez e Portugal Norte.

No final da sessão, o público terá a possibilidade de provar algumas conservas produzidas no concelho. O programa termina às 18.00 com a reabertura do Núcleo Museológico do Mar, do Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (NAPESMATE), na antiga Escola do Bairro dos Pescadores, após um período de obras de melhoria do edifício.

+ Tudo o que pode fazer em Matosinhos

+ Open House Porto regressa para lhe mostrar o que nem sempre pode ver

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade