A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

No 8Oitenta há pratos para todos, da feijoada à brasileira ao risoto com legumes

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

O espaço até pode ser pequeno e passar desapercebido aos olhares mais desatentos, mas a verdade é que no 8Oitenta cabe um mundo de sabores. Sendo Daniel Schirmer de Vasconcelos, o chef e um dos proprietários, natural de Rio Grande do Sul, não é de estranhar que os pratos brasileiros predominem. Mas há ainda espaço para criações italianas, moçambicanas e, claro, portuguesas, a honrar a nacionalidade de Maria, mulher de Daniel e co-proprietária.

Se pensa que a variedade se fica pela origem dos pratos, desengane-se, porque aqui também há preocupação em ser inclusivo, razão pela qual têm receitas para vegetarianos e para os que não conseguem deixar a carne fora do prato. Por isso, a carta tem uma secção dedicada aos "oito", composta por receitas à base de legumes, e outra aos "oitenta", na qual brilham pratos como a picanha e a maminha recheada com legumes, queijo e bacon.

O espaço serve refeições com pratos do mundo
©João Saramago

De terça a sexta-feira há um menu de almoço a 8,80€, que inclui sopa, prato principal (com ou sem carne), limonada e café. Aos domingos, o dia da família por excelência, há bufete de feijoada, com feijão preto, costelinha, lombinho de porco, arroz, couve à mineira, mandioca frita, laranja, banana e farofa. Custa 12,50€ e pode repetir as vezes que quiser.

+ A gastronomia brasileira celebra-se no Capim Dourado

+ Os 15 melhores restaurantes do mundo no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade