A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios há actividades para todos

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Sabia que a 18 de Abril se celebra o dia internacional dos Monumentos e Sítios? Não? Então, comece a fazer planos porque a efeméride é já amanhã e a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Câmara Municipal do Porto prepararam uma série de actividades a pensar em si.

Sob o mote “Património Cultural: de Geração para Geração”, o programa da DGPC deste ano conta com cerca de 600 actividades, organizadas por 540 entidades e espalhadas por 160 concelhos. No Porto, os eventos acontecem em simultâneo e em vários sítios e monumentos.

Para os enófilos, por exemplo, há uma visita guiada, marcada para as 15.00, ao edifício do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, e às 16.00, no Centro Português de Fotografia começa a palestra “O Valor Patrimonial do Portugal Gráfico construído pela Fotografia Editada”.

Há ainda visitas guiadas à Torre dos Clérigos, incluindo ao museu e à Igreja; às oficinas de Contumil, onde se faz a manutenção do equipamento ferroviário; e ainda à Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, a maior sinagoga da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.

A Câmara não se ficou atrás e organizou um programa, chamado “Trajecto: memória e valor”, onde dá a conhecer os lugares de maior importância da cidade. Uma visita à Casa do Infante às 10.00; outra às 14.30 à Estação de São Bento e ainda um passeio pelo Circuito Patrimonial das Fontes Urbanas, onde está sediada a empresa municipal Águas do Porto, são algumas das propostas.

Todas as actividades são todas gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição. Se quiser saber mais sobre a programação da DGPC carregue aqui e se quiser participar nas propostas da autarquia faça-o através de patrimoniocultural@cm-porto.pt.

+ Sessenta e oito espectáculos gratuitos no Porto este ano

+ Bibliotecas do Porto com programação especial em Abril

+ No Porto celebra-se o 25 de Abril com programação especial

Últimas notícias

    Publicidade