A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Santo Ovídio
© Câmara Municipal de Gaia

Nova linha de metro Casa da Música - Santo Ovídio concluída em 2026

A nova linha vai ter seis quilómetros e seis estações e as obras deverão decorrer entre 2023 e 2026. O concurso público para a elaboração dos projectos já foi lançado.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O concurso para o projecto daquela que é designada como "a segunda linha de metro de Gaia" já foi lançado por 4,8 milhões de euros e estabelece 30 dias úteis para a apresentação de propostas. O lançamento do concurso da empreitada está previsto para o primeiro trimestre de 2022. As obras deverão arrancar em 2023, estando a conclusão dos trabalhos prevista para 2026.

A nova linha terá uma extensão de 6,77 quilómetros e vai contar com seis novas estações: Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis. Terá um trajecto circular desde a estação da Casa da Música até à estação de Santo Ovídio, visando ainda estabelecer uma ligação ao interface de comboios nas Devesas, também em Vila Nova de Gaia.

O novo troço implicará a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, cujo concurso de ideias foi lançado a 16 de Março. A nova travessia, que vai nascer a cerca de 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida, representa um investimento na ordem dos 50 milhões de euros e vai ligar o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia. Além do uso para a travessia do metro, a nova ponte poderá ser também atravessada a pé e de bicicleta.

+ Nova ponte sobre o rio Douro vai custar 50 milhões

Metro do Porto: obras da Linha Rosa e Amarela começam este mês

Últimas notícias

    Publicidade