A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Dia Internacional dos Museus celebra-se com programação especial e actividades gratuitas

Visitas guiadas, exposições, estátuas vivas, workshops de pintura, animação circense, música e recitais de poesia enchem este dia de significado.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Os museus do mundo estão em festa. Amanhã celebra-se, um pouco por toda a parte, o Dia Internacional dos Museus, numa edição cujo tema recai sobre “O Poder dos Museus”, e de que forma estes podem trazer mudanças positivas ao mundo. Com programação pensada de propósito, muitas actividades gratuitas e de portas abertas à comunidade, no Porto foram muitas as instituições que se juntaram às celebrações.

Esta quarta-feira, dia 18 de Maio, o Museu de Serralves poderá ser visitado de forma gratuita, assim como todas as exposições de artistas reconhecidos internacionalmente que se encontram nas instalações. De Ai Weiwei a Mark Bradford, de Leonilson a David Douard. Conte ainda com visitas orientadas e, às 19:00, com a activação da exposição do artista sonoro franco-libanês Tarek Atoui, “O Testemunho das Águas”. Esta será realizada por alunos do Mestrado em Artes e Tecnologias do Som da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Politécnico do Porto.

O dia na Casa Museu Teixeira Lopes é assinalado com visitas livres e diversas actividades que incluem estátuas vivas, workshops de pintura, animação circense, música (guitarra clássica e canto) e poesia. Já o Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, recebe “Profundezas”, de Elisa Ochoa, uma exposição que “fala sobre o nosso mar e alerta para questões fundamentais do ecossistema”. 

Uma viagem no tempo para conhecer a Botica Oitocentista do Hospital Real de Santo António e a Farmácia de Oficina do Hospital Joaquim Urbano (inscrições através de museudochp@chporto.min-saude.pt) é uma das várias propostas do Museu do Centro Hospital do Porto para este dia. Já o Museu da Enfermagem proporciona uma série de visitas guiadas que debruçar-se-ão sobre esta profissão que ajuda a “dar vida, ao nascer, aliviar o sofrimento, tocar no momento de aflição e amparar na hora definitiva do ciclo de vida.”

Mas há muito mais para ver e conhecer neste dia. O Centro Português de Fotografia, o Museu Militar do Porto e o Museu Nacional Soares dos Reis, por exemplo, entre muitos outros, também vão ter programação especial. Saiba mais aqui.

+ Os melhores museus no Porto

Últimas notícias

    Publicidade