A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto recebe Melting Gastronomy Summit em Novembro

Por Marta Costa
Publicidade

Em Novembro, prepare-se para entrar de cabeça no mundo da comida. O Porto recebe a primeira edição do Congresso Internacional de Gastronomia em Portugal – o Melting Gastronomy Summit. O congresso acontece na Alfândega do Porto nos dias 14, 15 e 16 daquele mês. Durante os três dias, vai ser possível ter acesso a chefs de todo o mundo, produtos portugueses, discussões gastronómicas, live cookings, provas, livros e filmes sobre comida.

A responsável por esta cimeira é a Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI). Sem fins lucrativos, diz que o grande objectivo desta iniciativa é apresentar e divulgar o que o nosso país é e tem de melhor,  "apostando na internacionalização, inovação, projecção e no empreendedorismo agro-alimentar".

A instituição adianta ainda ter-se "inspirado no sensacionalismo de Fernando Pessoa", ou seja, vai apresentar quatro grandes painéis "que traçam o percurso natural que a gastronomia nos propõe": Evocar Emoções, Expressar Sugestões, Consciência e Construção.

No primeiro dia vai poder ouvir e falar com o escritor Miguel Esteves Cardoso, moderador do painel das Emoções, onde a simplicidade é o tema. O jornalista e escritor Ricardo Dias Felner também vai estar presente. Será o moderador do painel "Expressar Sugestões" e debruçará a sua apresentação sobre tendências, seguindo a premissa "A que sabe o Futuro?".

No dia 15, Nuno Queirós Ribeiro, chef especialista em alimentação saudável, falará sobre a consciência, desafiando-nos a pensar na realidade actual e nos impactos das nossas escolhas. Já José Diogo Albuquerque, ex-Secretário de Estado da Agricultura em Portugal, dará a sua visão sobre como é que a agricultura enfrentará os desafios da nova gastronomia.

+Os 15 melhores restaurantes do mundo no Porto

 

Últimas notícias

    Publicidade