A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto vai reduzir em 50% a pegada de carbono até 2030

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Dentro de 11 anos, o ar da cidade do Porto vai estar mais limpo. O compromisso foi assumido esta quarta-feira durante o Fórum do Ambiente do Eurocities em Génova, Itália, onde se reuniram as 12 cidades que assinaram um pacto europeu para reduzir em 40% as emissões de carbono até 2030. O Porto foi mais além e propôs uma redução de 50%.

"As cidades têm muitas ferramentas à sua disposição para atacarem as alterações climáticas, desde o uso das compras públicas ecológicas até a influência nas cadeias de valor, ao suporte e envolvimento dos stakeholders locais", defendeu Filipe Araújo, Presidente do Fórum do Ambiente do Eurocities e vice-presidente da Câmara do Porto. 

Para atingir o objectivo definido, todas as cidades devem promover planos de acção climática locais e, simultaneamente, actualizar o seu compromisso sob o Pacto de Autarcas pelo Clima e Energia, que já está presente em 57 países. 

Além do Porto e Génova, também Turim, Verona, Milão e Bolonha (Itália), Tirana (Albânia), Estrasburgo (França), Tampere (Finlândia), Oslo (Noruega), Manheim (Alemanha) e Rijeka (Croácia) se aliaram hoje a esta causa.

+ A partir de Maio a Câmara Municipal de Gaia vai medir a qualidade do ar

+ Conheça o bairro inteligente e sustentável que está a ser construído em Matosinhos

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email. 

Últimas notícias

    Publicidade