A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

RIB Beef & Wine: dois chefs e muita carne

Escrito por
Joana Silva
Publicidade

Começa hoje o evento que vai juntar um chef de Lisboa e um do Porto na mesma cozinha.

Luís Gaspar, Chefe Cozinheiro do Ano em 2017, e Rui Martins, vencedor do mesmo concurso no ano anterior, vão misturar os utensílios na nova edição da MEAT the Chef at RIBO primeiro jantar realiza-se hoje, mas tem até sábado 17 para provar o que vai sair da cozinha dos dois chefs, ambos à frente de restaurantes que dão primazia à carne.

O primeiro lidera a cozinha da Sala de Corte, que reabrirá brevemente em novo local em Lisboa, depois de alguns meses encerrado; e o segundo está à frente do RIB Beef & Wine, junto à Praça da Ribeira, o restaurante que lhe abre as portas para estes três dias de degustação.

O desafio lançado a Luís Gaspar é o de reinterpretar alguns clássicos da carta do RIB. Entre as principais estrelas da casa está o croquete de rabo de boi, com cogumelo shitake e foie gras, para dar início à refeição. Há outras opções para entrada, como o tártaro de novilho com gamba da costa braseada, puré de aipo e trufa; um ovo cozinhado a 64º com copita de porco Ibérico; e uma alheira de caça.

Mas foquemo-nos na carne, que dá mote ao evento. Ela aparece representada pela vazia maturada; pela bochecha de vitela com migas de espargos, amêijoa, coentros e jus de pés de porco; e pelo bife do entrecôte maturado à portuguesa.

Rui Martins e Luís Gaspar também pensaram na sobremesa. Se ainda sobrar espaço, peça o pudim do Abade de Priscos com gelado de limão e tomilho-limão, ou texturas de avelã com pipocas caramelizadas e gelado de caramelo salgado. 

Não há menu predefinido e os preços variam entre os 25€ e 35€ por pessoa. 

Chef Luís Gaspar
Luís Gaspar é o chef da Sala de Corte, em Lisboa
©Cátia Barbosa
Texturas de avelã com pipocas caramelizadas e gelado de caramelo salgado
Texturas de avelã com pipocas caramelizadas e gelado de caramelo salgado.
©Nuno Correia

 + Há uma festa do Chocolate em Matosinhos

 + Citrinos, caça e sabores fortes na nova carta do Almeja

Últimas notícias

    Publicidade