A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Sabe quem são os concorrentes do Pai Natal?

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Bem sabemos que o Natal é quando uma pessoa quer. Com o Pai Natal é que já não acontece a mesma coisa, uma vez que ele fica por cá só até Fevereiro. Em plena época festiva, a Casa-Museu Guerra Junqueiro recebe uma exposição que conta a história do Pai Natal, e dos seus concorrentes, desde o século XVII.

A exposição Pai Natal: Metamorfoses e Mitificação centra-se na evolução histórica desta personagem e reúne 130 imagens, entre ilustrações, gravuras e litografias, datadas do período entre os séculos XVII e XX. Nelas aparecem retratadas figuras como o Menino Jesus, o Anjo de Natal, o São Nicolau e o Pai Natal como se conhece hoje, um velhote de barbas brancas, vestido de vermelho, figura criada pela Coca-Cola em 1920.

©DR

A exposição é o resultado da investigação académica de Sérgio Araújo, investigador na área da infância, e a arquitectura do espaço ficou a cargo de Fernando Marques de Oliveira, artista plástico e autor de vários trabalhos no campo da cenografia e design de interiores. A exposição pode ser visitada até 14 de Fevereiro e é de entrada livre.

©DR

Rua de Dom Hugo, 32. 22 200 3689. Seg-Sáb 10.00-17.30, Dom 10.00-12.30. 

+ Quer ver as luzes de Natal? Consulte este roteiro

+ As melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

Últimas notícias

    Publicidade