Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

As melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

Com as festas à porta, fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

eugenio campos
©Marco Duarte A Eugénio Campos fica na Rua das Flores
Publicidade

A época natalícia vem carregada de presentes mas também de uma grande carga de stress. Como gostamos muito de si e queremos que poupe tempo, decidimos facilitar-lhe a vida e fizemos-lhe uma lista com algumas das melhores lojas do Porto para comprar presentes de Natal. Nelas há produtos e objectos de diferentes marcas e artistas, capazes de agradar a qualquer um: mãe, pai, tio, prima, sobrinho ou amigo secreto. Agora só precisa de pegar na sua lista e começar a pensar que prendas comprar. Livros, roupa, jóias ou perfumes — vai encontrar um pouco de tudo aqui. 

Recomendado: As 16 melhores lojas no Porto

As melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

1
Almada 13
©João Saramago
Compras

Almada 13

Galerias

Águas Furtadas, Mimo, Rota do Chá e The Yellow Boat são as quatro lojas que compõem o Almada 13. O espaço alberga ainda uma cafetaria comandada pela Miss Pavlova, que adoça a boca a quem não consegue resistir e acaba a passar horas dentro da loja da rua que lhe dá o nome. Em dias de chuva, não há local mais acolhedor do que este.

2
Claus Porto
© Marco Duarte
Compras

Claus Porto

Flores

Na Claus Porto encontrará várias opções, desde cremes e perfumes a cadernos, sem esquecer os clássicos sabonetes. Para uma prenda mais personalizada, tem no terceiro andar um laboratório para workshops e uma máquina dos anos 1940 que produz sabonetes. 

Publicidade
3
Papa-Livros
© João Saramago
Compras, Livrarias

Livraria Papa-Livros

Cedofeita

A Papa-Livros é um dois-em-um: primeiro admira-se a grande parede de livros infantis e só depois é que nos apercebemos que pode beber um chá e comer um dos melhores bolos de chocolate da cidade (a receita é da avó da proprietária), enquanto folheia um livro.

4
A loja Linda Mendes está na Rua de Ceuta
©Marco Duarte
Compras

Linda Mendes

Baixa

Decorada em tons de bege e dourado, esta loja que originalmente só vendia acessórios, como sapatos e carteiras, começou agora a vender roupa também. Victoria Beckham, Christian Dior e Yves Saint Laurent são algumas das marcas que por lá vai encontrar.  

Publicidade
5
Mesh
©DR
Compras, Joalharia

MESH

Baixa

Na Mesh vai poder encontrar colares, brincos, pulseiras e anéis feitos em prata, ouro ou pedras semipreciosas, sempre com uma base minimalista. A marca não tem colecções estáticas, lança modelos novos todos os meses e aposta forte na personalização.

6
Coração de Alecrim
©João Saramago
Compras

Coração Alecrim

Cedofeita

Tem uma das portas mais coloridas da Baixa, o convite perfeito para entrar numa loja onde tudo o que é local, feito à mão e sustentável ganha protagonismo. Plantas, roupa, acessórios e decoração também fazem parte do recheio. Além de abrilhantar o seu Natal com os presentes que aqui comprar, estará a ajudar o ambiente. Só vantagens.

Publicidade
7
CRU Cowork
©João Saramago
Compras

CRU Cowork

Cedofeita

A CRU é uma montra e rampa de lançamento para criadores e marcas nacionais. Logo, é o local ideal se anda à procura de presentes diferentes para oferecer. Entre as marcas fixas encontramos a OYO, de Maria João dos Reis e André Sampaio, com as suas peças de decoração em betão e cerâmica, objectos enigmáticos de geometrias e efeitos geológicos. E, claro, as camisas únicas de Daniela Duarte, que alinha tecidos vintage e novos em combinações improváveis.

8
eugenio campos
©Marco Duarte
Compras

Eugénio Campos

Baixa

A marca de joalharia de Vila Nova de Gaia, que tem dois espaços em centros comerciais, nos El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, instalou-se na Rua das Flores, no coração do Porto, por ser um sítio estratégico e de grande afluência de pessoas. Aposta forte em peças de joalharia fina e delicada, feita com diamantes e ouro de 19 quilates, e enche-se de orgulho quando diz que tudo o que existe dentro da loja pode ser personalizado ao gosto do freguês.

Publicidade
9
Bae
© DR
Compras, Sapatos

Bae

Santa Catarina

A Bae existe na cidade-berço desde 2016, mas, mais recentemente, decidiram abrir um espaço na Invicta com dois andares. No primeiro piso, com vista para os Clérigos, fica a loja com mais de uma centena de pares de sapatilhas, de marcas bem conhecidas como a New Balance, a Vans, a Puma, a Le Coq Sportif e a Adidas. O segundo andar é ocupado pela galeria, onde estão expostas peças de vestuário e acessórios de marcas de streetwear, como a Wood Wood, a Soulland, a Stussy, a La Paz e a Monokel. E ainda pelo museu, que conta com cerca de 70 pares de sapatilhas clássicas, algumas com mais de 50 anos.

10
O Sotão da Tia Becas - Cavalo
©Marco Duarte
Compras, Antiguidades

O Sótão da Tia Becas

Baixa

Paulo Machado é um dos coleccionadores mais conhecidos cá do burgo e está ligado a uma das lojas mais concorridas neste departamento, O Sótão da Tia Becas, um negócio de família. “As minhas filhas abriram a loja há seis anos. O Pedro Gonçalves é o responsável, estou só a orientar”, diz. “Isto são tudo coisas que a nossa família comprou. Há 20, 30, 40, 50 anos... O meu pai já coleccionava. É só malucos”, conta. O recheio vai do século XIX à década de 1950, e inclui livros, placas toponímicas do Porto antigo, relógios, máquinas de escrever, brinquedos, postais, todo o tipo de papelada (como um mapa de Berlim da altura dos Jogos Olímpicos de 1936), ou garrafas, onde podemos encontrar algumas da Invicta Refrigerantes, marca da Companhia União Fabril, a antiga Unicer.

Publicidade
11
Workshops Pop Up
©João Saramago
Compras

Workshops Pop Up

Baixa

Uma antiga oficina de ferragens deu lugar a um espaço multifacetado que funciona como loja - há dezenas de marcas, da roupa aos acessórios, passando pela louça e pelas plantas. Ao fundo, uma cozinha recebe frequentemente workshops.

12
Mon Père
© João Saramago
Compras, Lojas vintage

Mon Père

Baixa

A Mon Père é uma espécie de Camden Town em ponto pequeno. A famosa zona londrina com mais lojas e mercados vintage por metro quadrado parece estar condensada neste espaço, em que a maioria da roupa parece ter sido escolhida a dedo para vestir clientes assíduos de festivais de música ou fazer as capas de revistas como a Nylon. Entre camisas coloridas, camisolões, bijuteria, casacos, kispos, turbantes, saias, óculos e até fatos de banho (não se admire se tiver vontade de comprar um fora de época) é demasiado fácil perder-se de amores com várias peças.

Publicidade
13
Nu Coworking Criativo
©Marco Duarte
Compras

Nü Coworking Criativo

Bonfim

O Nü Coworking Criativo, no Bonfim, nasceu da necessidade de Manu Sousa ter um espaço onde cozer as suas peças de cerâmica. Vai daí, juntou no mesmo lugar, pessoas de vários quadrantes. Aqui não se trabalha apenas o barro, fazem-se ilustrações, cursos de costura e outros workshops. Mas se não estiver interessado em trabalhar, passe por lá para os conhecer ou para comprar algumas das bonitas peças que fazem e que adornam as prateleiras.

14
A Confraria Vermelha Livraria de Mulheres só vende livros escritos por mulheres
©DR
Compras, Livrarias

Confraria Vermelha Livraria de Mulheres

Baixa

Esta é, segundo os proprietários, a primeira livraria do país especializada em livros escritos por mulheres. Já Virginia Woolf dizia que todas as mulheres deviam "ter dinheiro e um quarto próprio para escrever as suas novelas". Ora, Aida levou isso à letra e abriu um espaço onde todas as mulheres podem escrever, desfrutar de poesia, música e até tertúlias.

Publicidade
15
Cruzes Canhoto
@João Saramago
Arte, Arte popular

Cruzes Canhoto

Cedofeita

Uma galeria onde se procura explorar de forma apaixonada as cores e formas mais fora da norma. Com origem nos lugares mais profundos e remotos da natureza humana. Com bonitas peças de grandes artistas portuguesas que ficam tão bem no sapatinho.

16
ó galeria
©Cláudia Paiva
Arte, Galerias

Ó! Galeria

Cedofeita

Loja e galeria essencial no roteiro de ilustração portuense, serve de rampa de lançamento e espaço de maturação para jovens artistas, locais e internacionais. Além das obras originais, tem prints, livros, t-shirts e tote bags, entre outros produtos. Mariana A Miserável, Ana Seixas, David Penela, Angela Dalinger, Maria Imaginário e Tina Siuda são alguns dos ilustradores que dão cor, humor, fantasias e histórias às paredes organizadas por Ema Ribeiro.

Publicidade
17
Castelbel
© João Saramago
Compras, Cosmética

Castelbel

Flores

Sabonetes e produtos de luxo perfumados são a especialidade da Castelbel. Nasceu em Castelo da Maia em 1999 para o fabrico artesanal de sabonetes. Entretanto cresceu e é também conhecida pelas velas, papéis perfumados, cremes de mão e corpo... Tudo o que cheire bem, portanto.

18
Couto
© João Saramago
Compras, Cosmética

Couto, S.A

Baixa

Ao celebrar um século de vida, a Couto, S.A, empresa que criou a famosa pasta dentífrica Couto, abriu uma loja, a primeira em Portugal, na Rua de Cedofeita. O espaço divide-se entre loja e museu. À entrada, do lado direito, numa parede pintada com a típica cor de laranja da marca, é possível ler alguns textos e ver imagens que contam a história da Couto S.A. No lado oposto há um armário com todos os produtos que a Couto vende nos dias de hoje. Os clássicos, como a pasta dentífrica e o restaurador Olex, partilham o mesmo espaço com produtos mais recentes, como o sabonete para as mãos e o after shave.  

Publicidade
19
Almada em Branco
Rui Correia
Compras

Almada em Branco

Galerias

Quem percorre a Rua do Almada depara-se facilmente com esta bonita concept store que reúne marcas nacionais e internacionais. Lá dentro há de tudo um pouco, de camisas de homem a botas em pele, peças de joalharia, roupas, mantas, calçado, mochilas e cerâmicas. Vale a pena uma visita. E, com sorte, arruma com o assunto das prendas para a família toda logo aqui.

20
A Vida Portuguesa
© Marco Duarte
Compras

A Vida Portuguesa

Galerias

Portuense ou turista, qualquer um fica encantado com o que se vende nesta loja. A Vida Portuguesa estava instalada num edifício com dois andares na Rua das Carmelitas, muito perto da Livraria Lello. Mas este ano “o contrato de arrendamento acabou e não houve, por parte dos inquilinos, vontade de renovar”, explica a gerente do espaço, Francisca Alves Costa. Posto isto, a loja mudou-se para umas ruas abaixo e passou a ocupar o número 36 da Cândido dos Reis, mesmo ao lado do Plano B. Agora, tem apenas um piso no rés-do-chão, mas não se preocupe, porque tudo o que estava na outra loja migrou para esta. Aliás, o espaço conta ainda com novidades: os atoalhados, a roupa de cama e a roupa de bebé das marcas Sampedro e Bovi. As clássicas, como a Confiança, a Minerva e a Bordallo Pinheiro, continuam a ser boas anfitriãs.

Outras lojas que tem de conhecer no Porto

Ton-Up Garage
© João Saramago
Compras

As melhores lojas para comprar presentes de Natal para homem no Porto

Já todos sabemos que a época natalícia é também de grande consumismo. Nada a fazer. Mas há lá coisa melhor do que passear pelas ruas da Invicta, iluminadas com luzes festivas, ao som de canções lamechas interpretadas por George Michael, enquanto se compram presentes que vão fazer os outros felizes? 

Publicidade
Coração de Alecrim
© João Saramago
Compras

As 14 melhores lojas no Porto

OH VAI-ME À LOJA! Atenção: ninguém o quer insultar, apenas sugerir que conheça a fundo as melhores lojas no Porto. É que numa cidade como esta, tão ecléctica, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. 

Patch Porto
©João Saramago
Compras, Lojas vintage

As melhores lojas vintage no Porto

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência.

Publicidade