As melhores lojas na Baixa

Fazer compras nas melhores lojas na Baixa é uma espécie de 2 em 1. Além de dar imenso jeito, o passeio é bonito
L de Luz
©DR A L de Luz tem candeeiros de várias épocas
Por Mariana Morais Pinheiro |
Publicidade

Porque não juntar o útil ao agradável? Faça as suas compras enquanto dá um bonito passeio pela Invicta. Fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas na Baixa, para que possa ir directo onde pretende, sem ter de andar às voltas. Iluminação, criações de autores portugueses, decoração, roupa, sapatos e até peças em cerâmica vão ser algumas das sugestões que por aqui vai encontrar.

As melhores lojas na Baixa

Fabric
©Fabric
Compras, Decoração

Fabric

icon-location-pin Cedofeita

A Fabric é a loja e o ateliê onde Catarina e Pedro, um casal portuense, fazem projectos de interiores. Lá dentro misturam peças portuguesas com outras vindas de várias partes do mundo. Há sofás que podem ser feitos à medida, mesas de apoio, espelhos, molduras em madeira, cestos e mantas marroquinas, aparadores com linhas geométricas, azulejos 100% feitos à mão, e candeeiros em cobre e mármore com linhas simples. A Fabric of the Universe é a marca própria, isto é, o design é deles e é tudo feito por artesãos portugueses.

A cub0 fica na Rua da Firmeza
©DR
Compras

cub0

icon-location-pin Baixa

Maria João, uma das donas, não gosta de chamar esta loja de loja. “É um espaço”, diz, “aberto a toda a gente e inclusivo, onde temos projectos de criadores do Norte, mas damos especial importância aos daqui do Porto”. Querem apresentar marcas novas todas as semanas e ter diferentes artigos em exposição. As peças que vendem são únicas – não existem em mais lado nenhum na cidade – e vão da roupa a objectos de decoração para a casa. 

Publicidade
vida portuguesa
© Marco Duarte
Compras

A Vida Portuguesa

icon-location-pin Galerias

Já toda a gente sabe desta história: Catarina Portas fez o milagre de ressuscitar marcas nacionais mortas há uma data de tempo. As lojas são o sonho de qualquer turista que não se contenta com um íman de frigorífico como recordação, mas também um lugar obrigatório para quem tem saudades dos sabonetes Confiança e das conservas Minerva. Aberta desde 2009, a variedade é mais do que muita e vai dos brinquedos da era pré-electrónica ao estacionário que parou no tempo. Pelo caminho, há faianças, mantas, moda e iguarias diversas, tudo 100% português e com ares de outras épocas.

Na parte de trás da loja fica o ateliê
©Cláudia Paiva
Compras, Joalharia

Dalila Gomes Jewellery

icon-location-pin Baixa

O trabalho de Dalila Gomes diferencia-se pelas peças únicas e personalizáveis que cria – fez umas alianças de casamento que encaixavam uma na outra, por exemplo, para um casal na Coreia do Sul. E aposta sobretudo na geometria e na ilusão de óptica. “Gosto que as peças tenham um segredo, que exijam um segundo olhar.”

Publicidade
L de Luz
©DR
Compras, Decoração

L de Luz

icon-location-pin Cedofeita

Ana Ramalho tem loja neste quarteirão há 20 anos, pelo que já assistiu aos vários altos e baixos da zona. Começou com um espaço no Largo da Maternidade e passou para a Rua Miguel Bombarda em 2009. A L de Luz é o sítio a visitar quando se quer um candeeiro de época, sendo certo que se encontrará ali peças únicas. Tem um pouco de tudo, desde os tempos do petróleo às décadas mais recentes, embora a oferta comece a escassear a partir dos anos 80, por não haver ainda o distanciamento suficiente. 

Montra da Almada em Branco
Rui Correia
Compras

Almada em Branco

icon-location-pin Galerias

Quem sobe a Rua do Almada depara-se de imediato com esta bonita concept store que reúne marcas nacionais e internacionais. Lá dentro, há de tudo um pouco. Desde camisas de homem, a botas em pele, peças de joalharia, roupas, mantas, calçado, mochilas e cerâmicas. Vale a pena uma visita.

Publicidade
Prudêncio Studio
©DR
Compras

Prudêncio Studio

icon-location-pin Santa Catarina

O estúdio começou em 2010, mas mudou recentemente de sítio e apareceu de cara lavada na Rua Cimo de Vila, zona onde antigamente às segundas-feiras os sapateiros vendiam os seus produtos na rua. A Prudêncio Studio, que tanto é ateliê como loja, tem à venda os sapatos de João, de linhas contemporâneas, mas que, por vezes, espelham algumas influências do que se fazia nos anos 50 e 60. 

Almada 13
©João Saramago
Compras

Almada 13

icon-location-pin Galerias

Águas Furtadas, Mimo, We-Rota do Chá e The Yellow Boat são as quatro lojas que compõe a Almada 13. O espaço alberga ainda uma cafetaria comandada pela Miss Pavlova que adoça a boca a quem não consegue resistir e acaba a passar horas dentro da loja da rua que lhe dá o nome.

Publicidade
Manta Burel Mountain Originals
©Burel Mountain Originals
Compras

Burel Mountain Originals

icon-location-pin Flores

Da próxima vez que passar pela Rua Mouzinho da Silveira dê um salto à loja Burel Mountain Originals: é capaz de ficar surpreendido com a quantidade de possibilidades em burel que existem dentro daquelas quatro paredes. O burel é um tecido artesanal português, feito em lã e originário da Serra da Estrela. Neste material impermeável e versátil é possível confeccionar almofadas, tapetes, pufes, roupa, calçado e acessórios. 

Coração de Alecrim
©João Saramago
Compras

Coração Alecrim

icon-location-pin Cedofeita

Tem uma das portas mais coloridas da Baixa, o convite perfeito para entrar numa loja onde tudo o que é local, feito à mão e sustentável ganha protagonismo. Plantas, roupa, acessórios e decoração também fazem parte do recheio.

Publicidade
Potteria
©Marco Duarte
Compras, Decoração

Potteria

icon-location-pin Santa Catarina

“Criar um espaço que dignificasse a olaria portuguesa.” Foi este o mote para os artesãos Rui Oliveira e Filipe Coelho abrirem a Potteria, na Baixa. Os dois acreditam que a cerâmica está presente todos os dias na nossa vida, da tigela dos cereais do pequeno-almoço à chávena de café que se toma com os amigos, e por isso quiseram criar uma espécie de museu com venda ao público. Na loja estão reunidos objectos de vários artistas nacionais, de Vila Real ao Algarve, a partir dos 4€. Há cores e desenhos típicos de cada região e as novidades são constantes.

GUD - great urban design
© João Saramago
Compras, Designer

GUD – Great Urban Design

icon-location-pin Galerias

Depois da CRU, a loja de autores que também funciona como um cowork no quarteirão das artes, surgiu a GUD, na Rua Cândido dos Reis, fora daquele epicentro e virada para um público mais exigente. A loja não é grande mas cabe Portugal lá dentro. “Temos produtos sobretudo nacionais, que vão do calçado à ilustração e até à joalharia de autor", diz Fernanda Meireles, uma das donas.

 

Mais lojas onde gastar o seu dinheiro

Latitid
© João Saramago
Compras

As melhores lojas na Foz

Esta lista com as melhores lojas da Foz promete animar o seu dia, já que temos espaços para todos os gostos. Por aqui vai encontrar lojas de decoração, ourivesarias, lojas para crianças, outras que vendem compotas e biscoitos ou, então, fatos de banho. Bom passeio.

Prudêncio Studio
©DR
Compras

As novas lojas no Porto que tem de conhecer

A pensar em si e no Natal que se aproxima a passos largos, fizemos-lhe uma lista com as novas lojas do Porto que tem de conhecer. Aqui vai encontrar ourivesarias, lojas de estilistas, espaços que vendem plantas, outros que vendem mobiliário, sapatos ou até pranchas de surf. Boas compras.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com