A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cale Lab
© DR Cale Lab

20 lojas online portuguesas que tem de conhecer

Está a precisar de fazer umas compras? Dê um salto virtual a uma destas lojas online portuguesas.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Há quem considere o acto de fazer compras muito terapêutico. A pensar em todos os shopaholics que não querem (nem podem) sair do conforto da sua casa, fizemos esta lista com 20 lojas online portuguesas. Desde joalharia, sapatilhas, óculos de sol ou champôs sólidos, não lhe vai faltar nada. Assim, não precisa de recorrer às marcas de fast fashion e vai conseguir apoiar pequenos negócios portugueses. Compras online também são é um boa forma de fugir às multidões que invadem as lojas de rua e centros comerciais nas épocas mais festivas do ano. 

Recomendado: As 18 melhores lojas no Porto

Lojas online portuguesas

Cale Lab
© DR

1. Cale Lab

No Cale Lab vai encontrar dezenas de pequenas marcas portuguesas e artesanais, que se focam na produção de roupa, carteiras, jóias e outros acessórios, maioritariamente para mulher. O catálogo inclui marcas como a MauyD'EunoiaAlmaNinas e Hainoia. Inserido no projecto está o Cale Lab Studio, espaço que funciona como agência e de onde vão sair algumas colaborações. 

Minty Square
© DR

2. Minty Square

É uma loja online multimarca portuense, criada por Ana Cravo e João Figueiredo, que se foca na venda de artigos de moda de artistas e criadores portugueses. Dividida por categorias (homem, mulher e criança), a plataforma de e-commerce tem parcerias com marcas como a Wonther, a Ambitious, a Mel Jewel, a Nae e a Zanzibar, mas também com nomes como Luís Carvalho e Rita Sá. 

Publicidade
MAJATU. STUDIO
Fotografia de Paulo Meixedo

3. MAJATU. STUDIO

Foi no início da pandemia que Sara Peixoto e Jorge Ribeiro decidiram juntar-se para criar algo novo e positivo no meio de tantas más notícias. Assim nasceu a MAJATU. STUDIO, uma marca cujas palavras de ordem são sustentabilidade e intemporalidade. A primeira colecção chama-se "Equilíbrio" e consiste em peças essenciais que todos devemos ter no guarda-roupa, como camisas, hoodies, calças, t-shirts e sobretudos. Tudo em tons de branco, azul-marinho e preto, para todos os géneros – algumas peças são até categorizadas como sem género - à venda online

Organii Bio
© Ricardo Spencer

4. Organii Bio

As irmãs Cátia e Rita Curica abriram a primeira Organii Bio, no Chiado, em 2009 – até então não existia nenhum espaço dedicado à cosmética biológica no nosso país. Entretanto, expandiram-se pela cidade e por Portugal fora, com lojas em Alvalade, no Príncipe Real, na LX Factory e no Centro Comercial Bombarda, no Porto. A Organii comercializa marcas – algumas zero waste – como a Voya, a Absolution, a Mádara e a Ekia. Mais tarde criaram a sua própria marca, a Unii, que produz diferentes opções de cosmética biológica para toda a família. Tudo isto está à venda nas lojas, mas também online, onde pode viajar pelo catálogo completo. 

Publicidade
Maria Maleta
© Ana Luísa Silva Fotografia

5. Maria Maleta

Com design original e minimalista, as mochilas e malas da Maria Maleta são fáceis de reconhecer. Produzidos à mão no Porto, os produtos desta marca são feitos com materiais como têxteis provenientes de poliéster e plástico reciclados, anilina sintética biodegradável, entre outros tecidos impermeáveis e recicláveis. Além disso, também existem alguns artigos em pele. No início do ano passado, a marca portuense introduziu um programa que permite aos clientes reciclar uma peça antiga ou receber um vale pela devolução do produto para reciclagem.

Fine & Candy
© DR

6. Fine & Candy

Para quem gosta de estacionário bonito, a loja online da Fine & Candy vai parecer um paraíso. Existem várias colecções e modelos de notebooks, alguns com capa em pele e outros com aplicação de pêlo (como os da fotografia), e até de lápis a condizer. Além disso, também pode comprar diferentes objectos de decoração, para o escritório e para a casa, e acessórios em couro. É tudo feito no Norte do país por artesãos, com materiais de alta qualidade. 

Publicidade
AIM
© DR

7. AIM

Ana Teresa e Mariana Silva são a terceira geração de uma família de ourives, mas, quando chegou a hora de escolherem uma profissão, optaram pela área da saúde. A paixão pelas jóias ficou-lhes nos genes, por isso decidiram criar a AIM, uma marca com peças em prata, feitas em Gondomar, com materiais portugueses. “Decidimos criar as nossas peças dentro do estilo vanguardista do nosso pai e fazer algo mais jovem e mais fresh, ou seja, revigorar o que já existia”, explica Teresa.

  • Compras
  • Boutiques
  • Baixa

É uma concept store dedicada à moda masculina, com peças escolhidas a dedo de marcas e criadores nacionais e internacionais. O projecto tem um espaço na Boavista, mas a Wrong Weather também tem uma loja online, ambas com um catálogo extenso que inclui artigos de marcas como a Acne Studios, Calvin Klein, Jil Sander, Missoni, Raf Simons e Vetements. 

Publicidade
Palazzo VII
© DR

9. Palazzo VII

Depois de viver durante um ano em Milão, Luísa Vidal regressou ao Porto com o objectivo de criar a sua marca de sapatos. Partilhou a ideia com uma amiga de infância, Carolina Alves, e juntas perceberam que, por serem de áreas diferentes – uma tem formação em design de moda, outra em gestão e relações internacionais –, se complementariam. As colecções são feitas à mão em São João da Madeira. Luísa desenha os modelos e selecciona os materiais, como pele, veludo e cetim. “Desenvolvemos esta colecção a pensar no dia-a-dia de uma mulher. Temos desde sapatos de salto alto a rasos”, explica. Pode comprá-los no site da marca.

Normal or Not
© Luís Graça

10. Normal or Not

São a terceira geração de uma família ligada à indústria têxtil. Como já possuíam todos os conhecimentos necessários, Joana e Maria Gomes decidiram criar a sua própria marca de roupa: a Normal or Not. São as irmãs que fazem tudo, desde o desenho à produção. E as peças são feitas na fábrica do avô, em Braga, onde Maria trabalha. Como se isso não fosse suficiente, são ainda, com a ajuda de uma amiga, as modelos da marca. "Queremos sair do registo das pessoas perfeitas e do excesso de magreza que se vê por aí", diz Joana. A qualidade é outro aspecto importante, por isso, usam materiais como seda, viscose e algodão. 

Publicidade
Cuscuz
© DR

11. Cuscuz

Óculos de sol e brincos são as peças únicas, intemporais e sem género que vai poder encontrar na Cuscuz. Os produtos da marca, criada por pai e filha, são feitos a partir de móveis, camas e bancos em fim de vida, ou de desperdícios de fábricas. Nascem num pequeno ateliê improvisado na garagem de casa, em Coimbra. Começaram pelos acessórios, mas em breve haverá espaço para mais. Objectos de decoração e utensílios do dia-a-dia estão no horizonte criativo destes dois artistas.

VeganCare
© DR

12. VeganCare

A marca VeganCare nasceu em 2013 pelas mãos da engenheira química Sofia Vieira e até há pouco tempo funcionava de forma artesanal. Entretanto, nasceu uma unidade industrial em Santa Maria da Feira, onde são feitos os champôs sólidos, o principal produto da marca. São formulados para vários tipos de cabelo e têm aromas como manga e laranja ou oliva e alfazema.

Publicidade
Trend Circle
© DR

13. Trend Circle

Online desde Maio, a Trend Circle tem um catálogo muito aliciante para qualquer amante de moda, que inclui vestuário, calçado e acessórios de marcas como Burberry, Gucci e Prada, mas também criadores portugueses como Anabela Baldaque e Luís Buchinho. A cereja no topo do bolo é que, além de as poder comprar, algumas peças estão disponíveis para alugar.

Mel Jewel
© DR

14. Mel Jewel

Mel Jewel é uma marca que aposta em peças produzidas manualmente, uma a uma, utilizando várias técnicas ancestrais de fabrico de jóias. O desenho e os protótipos são elaborados na oficina da empresa, mas a produção é feita por artesãos de Gondomar. Cada colecção assume o nome de uma mulher que influenciou as suas criadoras. O ouro e a prata são os materiais de eleição e está tudo à venda online

Publicidade
Zouri
© DR

15. Zouri

Todo o calçado à venda na loja online da Zouri é feito com plástico recolhido nas praias portuguesas. As sapatilhas são vegan e sustentáveis, produzidas a 100% em Portugal. O plástico é trabalhado e misturado com borracha natural para formar a sola. Depois, entram no processo outros materiais, como o algodão orgânico, o cânhamo, o linho ou o piñatex, feito a partir de fibra de folhas de ananás.

Rust and May
© DR

16. Rust and May

Depois de uma viagem a Bali, Joana Dias mudou de vida. A designer de moda, que já trabalhou para marcas como a Eureka e a Uterqüe, decidiu começar um projecto próprio. Criou a Rust and May, uma loja online que conjuga decoração para a casa importada de Bali e peças de roupa para todos os géneros. Há vestidos e casacos, mas o foco da marca são as t-shirts e sweatshirts com palavras, statements e desenhos estilizados. O algodão e o linho são os tecidos mais utilizados e é tudo feito em Portugal. 

Publicidade
Wonther
© Maria Cunha

17. Wonther

A Wonther nasceu focada na igualdade de género e na sustentabilidade, duas grandes bandeiras na vida da sua fundadora, Olga Kassian, nascida na Ucrânia e criada em Portugal desde os quatro anos. Para a produção das suas jóias, Olga optou por utilizar ouro e prata reciclados e de origem ética. As embalagens são feitas de cartão reciclado e burel e a marca tem um certificado do Responsible Jewellery Council. Ou seja, utiliza materiais de origens que respeitam determinados parâmetros, como os direitos dos trabalhadores ou o impacto ambiental. As jóias estão à venda online e há cinco colecções disponíveis.

Cluoh
© DR

18. Cluoh

A interjeição "oh" é normalmente usada para expressar surpresa ou alegria, e são esses sentimentos que a Cluoh quer despertar. A marca portuense é especializada em malas do estilo clutch, com formato clássico e intemporal. São feitas em pele, em número limitado e estão disponíveis em várias cores e padrões. A Cluoh tem ainda no catálogo lenços, porta-chaves, cintos, porta-moedas e malas maiores como as shoppers. Tudo online

Publicidade
Pepito
© DR

19. Pepito

Uma t-shirt básica não tem de ser aborrecida. A Pepito, cuja denominação resultou da junção dos nomes e alcunhas dos três fundadores – Francisco Pereira, Francisco Azeredo e Tomás Toscano –, é uma marca que vende online t-shirts com bolsos removíveis, para dar aquele "je ne sais quoi" ao seu dia-a-dia. Além disto, também produzem camisas e outras peças, a maioria para homem, mas também algumas para mulher. 

  • Compras
  • Lojas vintage
  • Aliados

Bíquinis, óculos de sol, calças de ganga, brincos e acessórios. Estes são alguns exemplos das peças de inspiração vintage que encontra na Tricirculo, onde há espaço para alguns artigos usados, mas que aposta, sobretudo em artigos novos produzidos pela própria marca. Criada por Natacha Braga em 2011, a Tricirculo tem poiso fixo na Invicta (e online), mas esporadicamente desce até Lisboa para se dar a conhecer num showroom. 

Mais lojas online

  • Compras

Agora que passamos mais tempo em casa, que tal dar uma oportunidade a hábitos mais amigos do ambiente? Espreitar lojas online dedicadas à venda de produtos sustentáveis pode ser um bom começo, já que não há mercados ecológicos a acontecer nem eventos dedicados à sustentabildade. Se não sabe muito bem por onde começar, pondere trocar o champô habitual por um champô sólido, adquirir sacos de congelamento reutilizáveis para evitar os descartáveis, comprar uma cápsula reutilizável para a máquina de café ou completar a biblioteca de casa com uma secção dedicada à literatura que lhe ensina a ser mais amigo do ambiente.

  • Compras
  • Decoração

Agora que passamos mais tempo fechados entre as quatro paredes da nossa casa, é importante que o ambiente que nos rodeia nos deixe felizes. Também é normal que se comece a fartar de tudo o que tem, mas nós arranjámos uma solução para renovar o seu lar, sem sair do sofá. Descubra nesta lista as lojas online de decoração e mobiliário do Porto e arredores que tem de conhecer. Enquanto passeia pela Internet, também pode encomendar o jantar num dos restaurantes do Porto com entregas ao domicílio e escolher uma garrafa de vinho para acompanhar

Recomendado: 15 lojas online do Porto que tem de conhecer

Publicidade
  • Compras

Já não sabe o que fazer com os miúdos em casa? Ou simplesmente gostava de lhes oferecer um presente diferente? Reunimos cinco lojas de brinquedos do Porto onde pode fazer as suas compras. Há várias opções, para todas as idades, desde peluches, feitos de tecido, a bonecos e puzzles em madeira. Como nesta altura não convém sair de casa, escolhemos apenas marcas com lojas online. Assim, consegue dar-lhes um miminho sem se pôr em risco.

Se quiser comprar outras coisas, aposte em sabonetes artesanais ou espreite os catálogos de algumas lojas online portuenses.

Recomendado: Porto Editora e Leya com aulas digitais gratuitas

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade