Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Tudo o que pode fazer na Rua de Miguel Bombarda
Descubra tudo o que pode fazer na Rua de Miguel Bombarda, uma das artérias mais criativas da cidade
Fica no Quarteirão das Artes e é uma das artérias mais criativas da cidade. A Rua de Miguel Bombarda acolhe algumas das melhores galerias da Invicta, espaços para quem é feliz à mesa e gosta de experimentar paladares diferentes, assim como muitas lojas de decoração e design de interiores e livrarias temáticas. A oferta é tão vasta que facilmente passaria um dia inteiro por lá. Assim sendo, e a pensar no seu bem-estar, cá vai um conselho: garanta que tem nos pés calçado confortável e que está preparado para se deslumbrar a cada passo.
Recomendado: Tudo o que pode fazer na Rua do Rosário
Tudo o que pode fazer na Rua de Miguel Bombarda
Comece o dia na Chouquette Porto
É doido por doces? Então vá à Chouquette Porto e descubra o
melhor da pastelaria francesa sem sair da Invicta. Todos os dias, no espaço do casal Emilie Briard e Tawfik Kaouel, há bolos diferentes e alguns clássicos como as tartes de fruta, os éclairs e o Paris-Brest, um doce com massa choux. Se prefere os salgados, aqui também os há. Durante a semana, ao almoço, há um buffet com tudo a que tem direito, das quiches aos bolos salgados, passando pelos muitos queijos e pelo famoso croque monsieur.


Dê as boas-vindas a D. Quixote & Sancho Pança
À entrada da Rua de Miguel Bombarda, no cruzamento com a Rua de Diogo Brandão, vai encontrar o mural D. Quixote & Sancho Pança da autoria dos artistas urbanos Mesk, Fedor e Mots, com 130 metros quadrados. Os personagens de Miguel Cervantes têm feito sucesso nas redes sociais desde que ali apareceram.
Visite a pioneira Galeria Fernando Santos
O título de primeira galeria da Rua de Miguel Bombarda já ninguém lhe tira. Existe desde 1993. Trabalha com artistas
consagrados portugueses, como Nikias Skapinakis, de ascendência grega, e Pedro Cabrita Reis, mas também com
nomes internacionais – Antoni Tàpies, Julian Schnabel e
Santiago Ydáñez são exemplos – e artistas emergentes. A mais recente novidade é o Espaço 531, dedicado à divulgação de arte de pequeno formato. A inauguração é feita com a exposição das obras de Gerardo Burmester, Cor.
Espreite os candeeiros da L de Luz
Quem por aqui passa não consegue ficar indiferente a esta loja dedicada a candeeiros. A L de Luz é uma paragem obrigatória para quem procura uma peça única e original. A
oferta é vasta e há um pouco de tudo, desde candeeiros a petróleo às criações modernas mais recentes. O Largo da Maternidade foi a primeira casa desta loja, mas há dez anos que a L de Luz ilumina a Rua de Miguel Bombarda.
Aprecie arte contemporânea na Ap’Arte Galeria
Inaugurou em Março de 2010. Cinco amigos decidiram apostar "na promoção de jovens emergentes, a par da apresentação de artistas consagrados, cujo trabalho representa uma referência plástica no panorama artístico contemporâneo", explicam. Neste espaço, com um acervo composto por mais de 50 artistas, entre eles Júlio Resende e Filipa Sottomayor, encontra diversas linguagens da arte contemporânea, como a fotografia, a escultura e a pintura.
Admire a arte bruta, primitiva e popular na Cruzes Canhoto
Nesta galeria, a única que reúne arte bruta, primitiva e popular na Península Ibérica, procura-se explorar, de forma apaixonada, as cores e as formas mais fora do comum, com
origem nos lugares mais profundos e remotos da natureza humana.
Veja instalações e exposições de fotografia na Galeria Serpente
"Um espaço aberto à discussão onde podem ser abordadas todas as questões que se prendem com a criação." É assim que se apresenta a Galeria Serpente, de portas abertas desde 1998, que promove activamente o "confronto de ideias" dentro da arte contemporânea. Apesar do destaque dado às exposições de fotografia e às instalações, aqui também cabe escultura, pintura e desenho. Danilo Pavone, Joana Roberto e José Pastor são alguns dos artistas que já deram um ar de sua graça neste espaço.
Faça uma pausa na Rota do Chá
Este espaço dois-em-um (loja e casa de chá) é também o refúgio perfeito para fugir da confusão de Bombarda. Aqui pode comprar mais de 300 variedades de chá (do Japão, da Tailândia, da Índia e de outros cantos do mundo), mas pode provar outros tantos. Se ficar na dúvida na hora de escolher, o que é normal dada a variedade, recomendamos o chá preto com especiarias, ideal para os dias frios. Nos dias mais quentes, aproveite o mítico jardim das traseiras, ideal para passar a tarde toda com os amigos a beber chá e a comer bolos.
Veja e compre ilustrações portuenses na Ó! Galeria
Abriu as portas em 2009 e, desde então, funciona como rampa de lançamento e espaço de maturação para jovens artistas, sendo ponto de referência no roteiro de ilustração portuense. Mariana Miserável, Ana Seixas, David Penela, Angela Dalinger, Maria Imaginário e Tina Siuda são alguns dos ilustradores que dão cor e humor às paredes desta galeria onde, além de obras originais, há prints, livros, t-shirts e tote bags, entre outros produtos, para todos os preços.
Perca-se entre as obras da Galeria Quadrado Azul
Esta galeria deve o nome à obra homónima de Almada Negreiros e Amadeo de Souza-Cardoso. Abriu as portas em 1986, na Rua de Costa Cabral, e por isso é uma das mais antigas galerias da cidade. Começou por dar a conhecer o trabalho dos estudantes que saíam da Faculdade de Belas Artes mas hoje, além de exibir os trabalhos destes artistas emergentes, mantém a exposição regular de outros já consagrados. As novas tendências e a multidisciplinaridade são as apostas para o futuro desta galeria em Bombarda.
Conheça a joalharia portuense na Collectiva
Fundada por cinco mulheres, de diferentes áreas e com diferentes formas de criar, a Collectiva é uma loja/galeria de joalharia contemporânea que fica no Centro Comercial Bombarda e que merece a sua visita.
Saboreie os hambúrgueres do Bugo Art Burgers
Servidos em pão ou no prato, os hambúrgueres (de carne, peixe ou vegetarianos) podem ser acompanhados com diferentes molhos. Entre as alternativas estão o de abacaxi e bacon, o de cebola confitada em vinho do Porto, o de queijo de cabra e chutney de manga, o de migas de alheira e grelos, e o de pepino e iogurte. Como vê, caro leitor, há alternativas para todos os gostos. E à sobremesa também, já que a tarte de leite condensado e o bolo de chocolate com frutos vermelhos são das opções mais tentadoras.
Entre na Galeria Presença para conhecer a obra de artistas emergentes e consagrados
É uma das galerias mais antigas da cidade e do Quarteirão das Artes, mas nem por isso deixa de ter sangue novo a circular na sua programação. Desde a sua abertura, em 1995, até aos dias de hoje tem revelado diversos artistas em início de carreira e ajudado a afirmar muitos dos agora consagrados. Inês d’Orey, Mafalda Santos, Francisco Queirós, Helena Almeida, João Pedro Vale, Mafalda Santos, Miguel Palma e Noé Sendas são alguns dos nomes que têm passado por lá nos últimos tempos.
Leve os miúdos à Livraria Papa-Livros
Devorar livros é, por si só, um programa apetecível. Mas, se a uma boa história juntarmos uma chávena de chá e uma fatia de um dos melhores bolos de chocolate da Invicta, o cenário torna-se ainda mais agradável. É o que acontece na Papa-livros, um espaço dois-em-um. Não só vende livros infantis, como também serve o bom bolo feito pela avó da proprietária. Programa ainda actividades para famílias com crianças, como festas de aniversário, workshops de expressão plástica ou sessões de contos.
Prove a comida do Médio Oriente no Sabores do Sebouh
Os sabores de Sebouh Soghomonian, sírio a viver em Portugal há 14 anos, são famosos por estas bandas. As óptimas chamuças árabes de queijo e o trio com hummus,
pasta de nozes e pimentão e pasta de iogurte e menta, para mergulhar o pão, são boas opções para começar. Depois, escolha entre a sandes de falafel em pão pita, a salada de lentilhas ou o tabbouleh, uma salada aromática com bulgur. Dica: não peça a conta antes de pedir a baklava feita na casa, uma das sobremesas mais famosas do Médio Oriente e uma verdadeira delícia.
Trate da barba e do cabelo no Lab 61 Barber Shop
A hairstylist Josie Georgia abriu o Lab 61 depois de ter passado por Lisboa, Londres, Nova Iorque e Berlim, sempre a trabalhar. O espaço, totalmente prateado, tem uma decoração futurista, inspirada no estilo londrino, onde as cadeiras vintage combinam com a iluminação imponente de Valentim Quaresma. No final de 2014, montou uma zona de barber shop, um espaço procurado por portugueses mas também por muitos turistas.
Faça uma refeição leve na Flor de Tapioca
Neste spot brasileiro no Centro Comercial Bombarda há sumos de fruta, bolos caseiros que pode comer no local ou encomendar para levar para casa e, claro, tapiocas, as estrelas do espaço. Por isso mesmo, vai encontrá-las em versões salgadas e doces, isto é, para todos os gostos.
Compre artigos sustentáveis na Metamorfose Hemp Shop
É a partir da fibra de cânhamo (sim, trata-se de uma variedade de canábis) que todos os produtos que encontra na Metamorfose Hemp Shop são feitos. Vestuário para mulher e homem, acessórios de moda (chapéus, carteiras, lenços e mochilas) ou produtos alimentares, como o chá, o pão, a massa ou o muesli são algumas das coisas que poderá encontrar para estes lados. O reduzido impacto ambiental da produção é uma das mais-valias destes produtos.
Planeie as próximas remodelações da casa na Boffi Studio
Se está a pensar remodelar as loiças da casa de banho, aqui vai encontrar artigos de uma das melhores marcas do mundo
no que diz respeito a cozinhas, casas de banho e roupeiros. A Boffi, fundada em 1934, está representada em Portugal
pela equipa da Cement Design. Nesta loja também há mobiliário da famosa De Padova, com algumas das mais icónicas peças de design das últimas décadas.
Prove os crepes da Mão Travessa
Os crepes mais famosos do quarteirão, como o de bacalhau
(receita do chef Luís Américo) e o de figo com redução de Porto, queijo de cabra, nozes e compota de abóbora, estão
aqui. Mas há mais: empadão de confit de pato, pimentos
padrón recheados com atum, travessinhas de queijos e
enchidos, calamares, ovos rotos e outros petiscos bons para
partilhar com os amigos. Aliás, a mesa comunitária que lá há é mesmo para isso. À sobremesa, se conseguir, divida também o pudim caseiro ou a tarte de lima.
Renove o guarda-roupa na Bombarda 498
A Rua de Miguel Bombarda deu nome a esta loja de Inês Pinheiro, que também tem uma marca de biquínis e fatos de banho, a Favela do Biquíni. Na Bombarda 498 vende-se roupa, sapatos e acessórios por isso, se anda a precisar de dar uma volta no guarda-roupa, passe por lá.
Jante no Oficina, onde a gastronomia e a arte andam de mãos dadas
No restaurante do chef Marco Gomes e do galerista Fernando Santos, onde a gastronomia e a arte caminham de mãos dadas, a carta é centrada nas raízes portuguesas. Antes ou depois da refeição, aproveite para tirar umas fotos às várias instalações artísticas espalhadas pelo restaurante, que tem a assinatura do designer de interiores Paulo Lobo.
Passe a noite no Mercador Guest House
Numa cidade com cada vez mais guesthouses, espaços como o Mercador Guest House merecem um aplauso. Fugiram às camaratas e abriram as portas no final de 2014 com sete quartos inspirados em antigos portos marítimos portugueses da época colonial. Chamam-se Goa, Cabo, Malaca, Porto Seguro, Mazagão e Porto Santo. Há ainda um pequeno jardim, ideal para ler um livro ao final da tarde. É uma boa opção para quem quer conhecer o Porto sem grandes azáfamas.
Outras zonas da cidade para conhecer
Tudo o que pode fazer na Rua dos Caldeireiros
Perto da Torre dos Clérigos começa uma rua onde em tempos trabalhavam ferreiros e latoeiros. Esses negócios foram desaparecendo e deram lugar a outros. Hoje, há um pouco de tudo, desde lojas de roupa, a outras que vendem sabonetes artesanais, doçaria fina, uma galeria de arte e, claro, alojamento local. Para se orientar melhor, aqui tem tudo o que pode fazer na Rua dos Caldeireiros.
Tudo o que pode fazer na Rua das Flores
Perder-se entre livros antigos, abastecer a despensa, conhecer peças de artesãos portugueses ou deixar-se encantar pelas tradicionais marionetas. Aqui tem uma lista com tudo o que pode fazer na Rua das Flores. Ah, e para que o programa fique completo, ainda lhe dizemos onde comer e dormir.
O melhor da Rua de Costa Cabral
A Rua de Costa Cabral é a maior do Porto e já foi, em tempos, a mais efervescente a nível comercial. Hoje, na sua variedade, continua a dar luta à Baixa e tem muito comércio tradicional e paisagens urbanas para descobrir. Calce as sapatilhas e conheça as preciosidades desta rua, do 1 ao 2879.