Tudo o que pode fazer na Rua das Flores

É uma das artérias mais movimentadas da Baixa. Para que não fique desnorteado, preparamos-lhe esta lista com tudo o que pode fazer na Rua das Flores

©João SaramagoO Cantina 32 fica numa das artérias mais animadas da cidade

Perder-se entre livros antigos, abastecer a despensa, conhecer peças de artesãos portugueses ou deixar-se encantar pelas tradicionais marionetas. Aqui tem uma lista com tudo o que pode fazer na Rua das Flores. Ah, e para que o programa fique completo, ainda lhe dizemos onde comer e dormir. 

Tudo o que pode fazer na Rua das Flores

Comece o dia com um pastel de nata

A Nata Lisboa foi a primeira casa especializada neste pastel a chegar ao Porto. E nada melhor para começar o dia do que acompanhar o café com uma nata. A receita desta casa foi aperfeiçoada por um mestre pasteleiro português e não faltam espaços espalhados pelo país. A da Rua das Flores fica no número 291.

Santa Catarina

Descubra diferentes aromas na Claus Porto

A Claus Porto mantém-se firme há 130 anos. Nesta loja encontra muito mais do que os sabonetes expostos no primeiro piso. O edifício tem também uma galeria visitável onde se conta a história da marca ao longo de quatro gerações (pode encontrar desenhos feitos à mão, litografias e recortes de jornais). O terceiro andar é dedicado aos workshops e tem ainda uma máquina dos anos 40 que produz sabonetes.

Flores
Publicidade

Renove a literatura no Alfarrabista João Soares

Fundada em Dezembro de 1997, na Livraria Alfarrabista João Soares compram-se, vendem-se e trocam-se livros novos e antigos. As suas instalações na Rua das Flores são a morada de mais de 7 mil livros. Se anda à procura de um exemplar específico, o mais provável é encontra-lo por lá.

Flores

Conheça a história no Museu da Misericórdia do Porto

O edifício que aloja o Museu da Misericórdia do Porto foi sede da instituição de meados do século XVI até 2013. Se gosta de arte sacra, esta é uma paragem obrigatória na Rua das Flores já que, além de lhe permitir conhecer melhor a história da Santa Casa da Misericórdia, também pode visitar as colecções de arte da instituição. 

Baixa
Publicidade

Almoce no Páteo das Flores

3 /5 estrelas

O Páteo das Flores está instalado numa casa senhorial do final do século XVIII e tem, a par do vinho, uma carta de petiscos para dividir, como as amêijoas à Bulhão Pato, a francesinha em massa folhada, o tártaro de atum com molho de soja e groselhas, os ovos mexidos com pleurotos e azeite de trufa, os peixinhos da horta e as chips de batata doce (entre 4€ e 18€). Se quiser apanhar uns raios de sol durante o almoço, refastele-se na esplanada; se preferir passar despercebido sente-se numa das cadeiras altas que estão na sala da entrada.

Flores

Compre uma jóia na Eugénio Campos

A marca de joalharia de Vila Nova de Gaia, que tem dois espaços em centros comerciais, nos El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, instalou-se na Rua das Flores, no coração do Porto, por ser um sítio estratégico e de grande afluência de pessoas. Aposta forte em peças de joalharia fina e delicada, feita com diamantes e ouro de 19 quilates, e enche-se de orgulho quando diz que tudo o que existe dentro da loja pode ser personalizado ao gosto do freguês.

Baixa
Publicidade

Abasteça a despensa na Mercearia das Flores

Desde 2012 que a Mercearia das Flores vende produtos regionais de pequenos produtores, muitos deles biológicos. Pelas prateleiras deste espaço, cujo objectivo dos donos é dar a conhecer a qualidade do que por cá se faz, vai encontrar conservas, queijos, charcutaria, azeites, vinhos, mel e doces conventuais. Também vendem a boa Broa d'Avintes e pão artesanal que chega quase todos os dias de Trás-os-Montes.

Flores
Publicidade

Jante no Cantina 32

4 /5 estrelas

O Cantina 32, do Chef Luís Américo, é um restaurante cheio de pinta, bem decorado e com bom ambiente. Aqui tudo é bom: dos pratos para petiscar, como o salmão curado e os ovos de codorniz, aos pratos para valentes (ou para partilhar, se não se sentir tão capaz), como é o caso da vitela à Lafões, um dos mais pedidos da carta.

Flores

Passe a noite no Porto A.S. 1829 Hotel

Um dos hotéis mais bonitos da cidade tinha de ficar numa das melhores ruas do Porto, claro. O Porto A.S. 1829 Hotel situa-se no Largo de São Domingos, ao fundo da rua das Flores, e é impossível ignorar a fachada decorada com azulejos tradicionais. O hotel ocupa o edifício que foi, outrora, uma das mais importantes e antigas livrarias e papelarias do Porto, a Araújo & Sobrinho. Os hóspedes que ocupam os 41 quartos disponíveis têm direito a banheira clássica à janela, mobiliário vintage e restaurante com chancela do chef Manuel Ferreira. 

Flores
Publicidade

Mais para fazer no Porto

Coisas para fazer no Porto em Junho

Com a quantidade de eventos que há neste mês, quase que vale a pena tirar uns dias de férias para aproveitar tudo o que a Invicta tem para oferecer. Aprender a cozinhar snacks vegan ou a fazer sabonetes, relaxar no festival de cerveja ou honrar os Santos Populares no São João à La Time Out são algumas das opções. Confira a lista de coisas para fazer no Porto em Junho e vá apontando na agenda.

Por Bárbara Baltarejo

Tudo o que pode fazer na Rua de Sá da Bandeira

Bem no centro da cidade, esta rua, que tem quase um quilómetro de calçada, é dona de um comércio fervilhante. Entre apreciar um bom chocolate, descontrair com uma comédia ou abastecer o guarda-fatos dos miúdos, saiba tudo o que pode fazer na Rua de Sá da Bandeira.

Por Bárbara Baltarejo
Publicidade

10 coisas que os turistas fazem e todos os portuenses deviam experimentar

Sim, é difícil andar em linha recta em muitas ruas da cidade graças à avalanche de turistas. Mas também é divertido almoçar ao som de cinco línguas diferentes. Além disso, temos de concordar que, muitas vezes, os estrangeiros tiram melhor partido da cidade do que nós. Por isso, fomos tentar perceber o que os turistas fazem e todos os portuenses deviam experimentar. 

Por Inês Bastos

Comentários

0 comments