Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Tudo o que pode fazer na Rua das Flores

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Cantina 32
©João Saramago O Cantina 32 fica numa das artérias mais animadas da cidade

Tudo o que pode fazer na Rua das Flores

É uma das artérias mais movimentadas da Baixa. Para que não fique desnorteado, preparamos-lhe esta lista com tudo o que pode fazer na Rua das Flores

Por Bárbara Baltarejo
Publicidade

Perder-se entre livros antigos, abastecer a despensa, conhecer peças de artesãos portugueses ou deixar-se encantar pelas tradicionais marionetas. Aqui tem uma lista com tudo o que pode fazer na Rua das Flores. Ah, e para que o programa fique completo, ainda lhe dizemos onde comer e dormir. 

Tudo o que pode fazer na Rua das Flores

nata lisboa
©João Saramago

Comece o dia com um pastel de nata

Restaurantes Cafeteria Santa Catarina

A Nata Lisboa foi a primeira casa especializada neste pastel a chegar ao Porto. E nada melhor para começar o dia do que acompanhar o café com uma nata. A receita desta casa foi aperfeiçoada por um mestre pasteleiro português e não faltam espaços espalhados pelo país. A da Rua das Flores fica no número 291.

Claus Porto
© João Saramago

Descubra diferentes aromas na Claus Porto

Compras Flores

A Claus Porto mantém-se firme há 130 anos. Nesta loja encontra muito mais do que os sabonetes expostos no primeiro piso. O edifício tem também uma galeria visitável onde se conta a história da marca ao longo de quatro gerações (pode encontrar desenhos feitos à mão, litografias e recortes de jornais). O terceiro andar é dedicado aos workshops e tem ainda uma máquina dos anos 40 que produz sabonetes.

Publicidade
O Alfarrabista João Soares fica na Rua das Flores
©DR

Renove a literatura no Alfarrabista João Soares

Compras Flores

Fundada em Dezembro de 1997, na Livraria Alfarrabista João Soares compram-se, vendem-se e trocam-se livros novos e antigos. As suas instalações na Rua das Flores são a morada de mais de 7 mil livros. Se anda à procura de um exemplar específico, o mais provável é encontra-lo por lá.

Conheça a história no Museu da Misericórdia do Porto

Museus História Baixa

O edifício que aloja o Museu da Misericórdia do Porto foi sede da instituição de meados do século XVI até 2013. Se gosta de arte sacra, esta é uma paragem obrigatória na Rua das Flores já que, além de lhe permitir conhecer melhor a história da Santa Casa da Misericórdia, também pode visitar as colecções de arte da instituição. 

Publicidade
Páteo das Flores
© João Saramago

Almoce no Páteo das Flores

3 /5 estrelas
Restaurantes Português Flores

O Páteo das Flores está instalado numa casa senhorial do final do século XVIII e tem, a par do vinho, uma carta de petiscos para dividir, como as amêijoas à Bulhão Pato, a francesinha em massa folhada, o tártaro de atum com molho de soja e groselhas, os ovos mexidos com pleurotos e azeite de trufa, os peixinhos da horta e as chips de batata doce (entre 4€ e 18€). Se quiser apanhar uns raios de sol durante o almoço, refastele-se na esplanada; se preferir passar despercebido sente-se numa das cadeiras altas que estão na sala da entrada.

eugenio campos
©Marco Duarte

Compre uma jóia na Eugénio Campos

Compras Baixa

A marca de joalharia de Vila Nova de Gaia, que tem dois espaços em centros comerciais, nos El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, instalou-se na Rua das Flores, no coração do Porto, por ser um sítio estratégico e de grande afluência de pessoas. Aposta forte em peças de joalharia fina e delicada, feita com diamantes e ouro de 19 quilates, e enche-se de orgulho quando diz que tudo o que existe dentro da loja pode ser personalizado ao gosto do freguês.

Publicidade
mercearia das flores
©DR

Abasteça a despensa na Mercearia das Flores

Compras Mercearias Flores

Desde 2012 que a Mercearia das Flores vende produtos regionais de pequenos produtores, muitos deles biológicos. Pelas prateleiras deste espaço, cujo objectivo dos donos é dar a conhecer a qualidade do que por cá se faz, vai encontrar conservas, queijos, charcutaria, azeites, vinhos, mel e doces conventuais. Também vendem a boa Broa d'Avintes e pão artesanal que chega quase todos os dias de Trás-os-Montes.

Flores - Creative Concept Store
© Flores - Creative Concept Store

Ofereça artesanato português da Flores Creative Concept

Compras Flores

Virada para o artesanato, esta loja em plena Rua das Flores reúne produtos portugueses, feitos à mão, dos vários pontos do país. Por lá vai encontrar de tudo um pouco, desde vestuário orgânico, a malas, chapéus e brinquedos.

Publicidade
Cantina 32 - Prego
Fotografia: João Saramago

Jante no Cantina 32

4 /5 estrelas
Restaurantes Flores

O Cantina 32, do Chef Luís Américo, é um restaurante cheio de pinta, bem decorado e com bom ambiente. Aqui tudo é bom: dos pratos para petiscar, como o salmão curado e os ovos de codorniz, aos pratos para valentes (ou para partilhar, se não se sentir tão capaz), como é o caso da vitela à Lafões, um dos mais pedidos da carta.

Porto A.S. 1829 Hotel
©DR

Passe a noite no Porto A.S. 1829 Hotel

Hotéis Hotéis de charme Flores

Um dos hotéis mais bonitos da cidade tinha de ficar numa das melhores ruas do Porto, claro. O Porto A.S. 1829 Hotel situa-se no Largo de São Domingos, ao fundo da rua das Flores, e é impossível ignorar a fachada decorada com azulejos tradicionais. O hotel ocupa o edifício que foi, outrora, uma das mais importantes e antigas livrarias e papelarias do Porto, a Araújo & Sobrinho. Os hóspedes que ocupam os 41 quartos disponíveis têm direito a banheira clássica à janela, mobiliário vintage e restaurante com chancela do chef Manuel Ferreira. 

Mais para fazer no Porto

Parque canino
© João Saramago

Os melhores parques e jardins no Porto

Coisas para fazer Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado.

Fava Tonka
© DR

Os 12 melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Restaurantes Vegetariano

Não, no Porto não existe só comida pesada, e os espaços que dão primazia ao reino vegetal têm-se multiplicado e têm clientes cada vez mais fiéis. Há pratos vegetarianos, opções vegan e menus que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, muitas vezes de origem biológica ou de pequenos produtores locais.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade