Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Sete lojas de decoração e design de interiores no quarteirão das artes

Sete lojas de decoração e design de interiores no quarteirão das artes

Está à procura de ideias para remodelar a casa? Aqui tem sete lojas de decoração e design de interiores no quarteirão das artes

L de Luz
©DR A L de Luz é o sítio a visitar quando se quer um candeeiro de época
Por Margarida Ribeiro e Sérgio Gomes da Costa |
Publicidade

Quer fazer umas mudanças lá em casa e não sabe por onde começar? O melhor é começar já a recolher ideias e não há nada melhor do que fazer uma visita a uma destas sete lojas de decoração e design de interiores no quarteirão das artes, o grande epicentro das artes na cidade. Fazemos-lhe a visita guiada. Há lojas para qualquer necessidade, quer esteja há procura de candeeiros ou de loiças para wc e cozinha. Se tiver mais preguiça também pode visitar um dos gabinetes de design de interiores e pedir que façam o trabalho todo por si. Algumas das lojas ficam na Rua Miguel Bombarda ou na Rua do Rosário.

Recomendado: As 12 melhores lojas de decoração no Porto

Sete lojas de decoração e design de interiores no quarteirão das artes para se inspirar

espacio/Jhannia Castro
© João Saramago
Arte

espacio/Jhannia Castro

icon-location-pin Cedofeita

O espacio/Jhannia Castro é uma loja e galeria onde vai encontrar artigos únicos e cuja curadoria está a cargo da arquitecta venezuelana com o mesmo nome. Este é um local onde a fotografia de autor, o design, as antiguidades e a arte africana se encontram. Lá vai poder visitar seis exposições anuais, comprar peças de cristal e cerâmica de Ettore Sottsass e descobrir uma excelente colecção de livros. 

Pedro Guimarães Interior Design
©João Saramago
Compras, Designer

Pedro Guimarães Interior Design

icon-location-pin Cedofeita

É a mais recente e uma das mais surpreendentes chegadas a este quarteirão. Depois de 36 anos na Avenida da Boavista, Pedro Guimarães mudou-se para Miguel Bombarda porque as condições de acesso e estacionamento à sua anterior loja pioraram consideravelmente. Tem agora um espaço com o dobro da área, mais montras e agrada-lhe a proximidade com as galerias de arte e outros pontos de design de interiores. Além disso, mora na mesma rua que a loja, o que facilita sempre uma decisão. Pedro Guimarães tem 40 anos de carreira, sendo um dos mais prestigiados decoradores e designers de interiores do país.

Publicidade
Miguel Costa Cabral Dedign
©João Saramago
Compras, Designer

Miguel Costa Cabral & Associados

icon-location-pin Cedofeita

Miguel Costa Cabral conta com mais de uma década de carreira na decoração e design de interiores. Chegou a Miguel Bombarda logo no início do seu percurso, primeiro na Rua do Rosário e depois na Rua Adolfo Casais Monteiro. No seu espaço trabalham cinco pessoas na execução de projectos, mas também há alguns artigos para compra imediata. Além disso, faz questão de acompanhar o calendário de Miguel Bombarda com exposições de artistas emergentes.

Compras

Banema

icon-location-pin Cedofeita

No antigo edifício da Padaria Independente, que em tempos também foi usado como uma extensão da Galeria Fernando Santos, fica o Banema Studio. Aqui vai encontrar dois espaços distintos: a Banema Studio, com vários tipos de artigos assinados por designers portugueses e estrangeiros, e o Banema Lab, um showroom de madeiras. Além disto, o espaço recebe exposições, workshops, lançamentos de livros e muito mais. 

Publicidade
Boffi Studio
©João Saramago
Compras, Designer

Boffi Studio

icon-location-pin Cedofeita

É uma das melhores marcas do mundo em cozinhas, casas de banho e roupeiros. Está representada em Portugal pela mesma equipa que a Cement Design e contraria a tendência natural de sediar as representações nacionais em Lisboa. Foi, aliás, uma ideia apoiada pela casa-mãe, que também gostou da localização em Miguel Bombarda, dada a confluência de espaços artísticos de design e de lazer. O espaço tem ainda mobiliário da famosa De Padova, com algumas das mais icónicas peças de design das últimas décadas.

L de Luz
©DR
Compras, Decoração

L de Luz

icon-location-pin Cedofeita

A L de Luz é o sítio a visitar quando se quer um candeeiro de época, sendo certo que se encontrará ali peças únicas. Tem um pouco de tudo, desde os tempos do petróleo às décadas mais recentes, embora a oferta comece a escassear a partir dos anos 80, por não haver ainda o distanciamento suficiente. 

Publicidade
Patch Porto
©João Saramago
Compras, Lojas vintage

Patch Porto

icon-location-pin Cedofeita

É o espaço mais fora da norma desta lista e aquele em que a decoração e design de interiores estão mais escondidos. Mas vale a pena a visita para conhecer as peças da Piurra, marca de mobiliário do Porto que acaba de se mudar para este espaço depois de uma temporada nas Cirurgias Urbanas, na mesma rua. Além disso, a Patch é de Artur Mendanha, um dos pioneiros nesta zona e conhecido pelas suas criações na área dos candeeiros. São sempre feitos por encomenda, de acordo com o espaço onde vão ser colocados, pelo que não vale a pena ir à loja procurar referências. Mas há alguns protótipos e peças feitas para o local, pelo que sempre ficará a perceber algumas possibilidades.

Mais sugestões de lojas no Porto

Coração de Alecrim
© João Saramago
Compras

As 14 melhores lojas no Porto

OH VAI-ME À LOJA! Atenção: ninguém o quer insultar, apenas sugerir que conheça a fundo as melhores lojas no Porto. É que numa cidade como esta, tão ecléctica, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. Há espaços onde pode recordar algumas das marcas mais históricas da cidade, como também há outras mais modernas com peças de artistas conhecidos da nossa praça. Por aqui vai encontrar desde decoração para a casa, vestuário (vintage ou não), calçado, joalharia, cosmética e até bicicletas. E como a vida precisa de banda sonora, também há lojas para aqueles fãs de música que acham que o som do vinil é o mais incrível. 

Mon Père Outlet
© João Saramago
Compras, Lojas vintage

As melhores lojas vintage no Porto

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disto, a moda é cíclica portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 80, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se. Recomendado: As melhores lojas alternativas no Porto

Publicidade
O Sotão da Tia Becas
©Marco Duarte
Compras, Antiguidades

As melhores lojas de antiguidades no Porto

Há coisas que ficam bem melhores assim que os anos começam a passar por elas, como o Vinho do Porto, por exemplo. Mas copos à parte, e porque a nostalgia e o saudosismo dos tempos idos está na moda, fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas de antiguidades no Porto, porque é impossível resistir ao charme da velhice de algumas peças que aqui se vendem.

Publicidade