Purista, Apuro Vegan Bar
© João SaramagoO Purista do Apuro
© João Saramago

Cinco restaurantes vegan no Porto que tem de conhecer

Comer uma refeição sem ingredientes de origem animal é cada vez mais fácil. Aqui tem cinco restaurantes vegan no Porto que tem de conhecer

Publicidade

Já lá vão os tempos em que as opções vegan não existiam na cidade e era preciso pedir uma salada para remediar. Hoje em dia, comer uma refeição livre de ingredientes de origem animal na Invicta é cada vez mais fácil. Basta ver, por exemplo, esta lista com cinco restaurantes vegan no Porto. Nestes estabelecimentos não entram carne, peixe, ovos, leite ou derivados e tudo é confeccionado com ingredientes da terra, a pensar em quem segue esta filosofia de vida. Sob diferentes conceitos, desde bar a cat café, todos têm um ponto em comum: o respeito pelos animais.

Recomendado: 10 doces vegan que tem de provar no Porto

Cinco restaurantes vegan no Porto que tem de conhecer

  • Porto

O primeiro bar vegan da cidade nasceu pelas mãos de Natacha Meunier, autora do blog Vegan Purista, e dois sócios. “Decidi arriscar e criar uma coisa um bocadinho diferente com a qual eu me identificasse”, explicou à Time Out. Os hambúrgueres são as estrelas da carta, feitos diariamente, e no lugar da carne estão ingredientes como lentilhas, grão-de-bico, feijão preto e frango vegetal. Mas há outros petiscos como tostas, cachorros, burritos e bowls. Tratando-se de um bar, conte com cerveja artesanal e música ao vivo, entre outros eventos. Saiba ainda que o seu animal de estimação não tem de ficar à porta: este espaço é pet-friendly.

  • Vegano
  • Aliados
  • preço 2 de 4
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

O Kind Kitchen é um restaurante vegan com comida feita de raiz e ingredientes vindos de produtores locais, segundo anunciam as duas irmãs, Ana e Eva, à frente do projecto na Rua do Bonjardim. Há bolinhas de falafel quentes e estaladiças, com boa consistência, bowls, tacos, wraps, saladas, nachos, hambúrgueres e outra junk food onde a proteína animal não entra. Para terminar, peça o brownie com manteiga de amendoim.

 

Publicidade
  • Restaurantes
  • Bonfim
  • preço 1 de 4

Este espaço no Bonfim, o único da cidade que se dedica à macrobiótica vegan, é um três-em-um. Além de restaurante – todos os dias há uma sugestão de almoço diferente, sopa e snacks –, também funciona como cafetaria, com pão de fermentação lenta e doces vegan sem açúcar, e ainda como mercearia, o que significa que depois das refeições pode abastecer a despensa com produtos biológicos. Se quiser ficar com uma ideia, lasanha de cogumelos Paris, shitake e pleurotus; arroz de feijão azuki com grelos ou aboborinha recheada de feijão preto com ricota vegan são alguns dos pratos que já se cozinharam por lá.

  • Vegetariano
  • Bonfim
  • preço 2 de 4

Os gatos são o centro das atenções deste sítio – ou não fosse este um cat café – mas a comida não fica atrás. Além de dois espaços para felinos, existe uma sala onde se servem refeições e há sempre um prato do dia, doces e petiscos exclusivamente vegan para humanos. Exemplos? Estufado de pleurotos com cuscuz ou cogumelos à Bulhão Gato, sem esquecer as francesinhas com ingredientes como enchidos vegetais e beringela ou cogumelos. A pastelaria também é um bom pretexto para fazer uma visita a este espaço. O seu estômago até vai fazer ron-ron. 

Publicidade
  • Vegetariano
  • Flores
  • preço 1 de 4
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Se acha que a comida vegetariana não enche o estômago, experimente um buffet do daTerra. Seja ao pequeno-almoço, onde encontra, por exemplo, vários tipos de pão, panquecas ou taças com açaí, granola e fruta ou numa das refeições principais, com pratos como polenta, batata doce e abóbora assados, seitan e tofu preparados de variadas formas ou caril de legumes. Pode repetir as vezes que quiser. Ah, e também pode comer descansado: a cadeia daTerra começou como vegetariana, mas veganizou todos os seus produtos ao longo do tempo.

Mais opções vegan no Porto

  • Compras

A palavra vegan é mais do que um sinónimo de não comer carne, peixe, leite ou derivados. Ultrapassa a alimentação e estende-se também ao estilo de vida e isso implica, por exemplo, deixar de fora a pele animal no que toca ao calçado, ao vestuário e aos acessórios, e procurar marcas mais amigas do ambiente. Isto é, marcas que dispensam químicos, que apostam em tecidos naturais e que têm um impacto ambiental reduzido. Ao contrário do que possa pensar, estas lojas não vendem peças aborrecidas. Mas continue a ler e confirme com os seus próprios olhos.  Recomendado: As melhores lojas alternativas no Porto

  • Vegetariano

Não, no Porto não existe só comida pesada, e os espaços que dão primazia ao reino vegetal têm-se multiplicado e têm clientes cada vez mais fiéis. Há pratos vegetarianos, opções vegan e menus que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, muitas vezes de origem biológica ou de pequenos produtores locais. Em suma, há boa comida para provar à mesa nos melhores restaurantes vegetarianos no Porto. Exemplos? Caril de grão-de-bico e legumes, strogonoff de seitan, estufado de tofu e legumes, hambúrgueres de leguminosas e também muitas sobremesas, como banoffee pie, cinnamon rolls ou tarte de frutos vermelhos. Recomendado: Os melhores restaurantes saudáveis no Porto

Publicidade

É com o miso, um ingrediente da culinária japonesa, obtido a partir da fermentação de arroz, cevada e soja, que se prepara uma das sopas mais conhecidas do mundo. Habitualmente, a soja, as algas e os cogumelos são os ingredientes-chave, mas a cebola, a cenoura e a abóbora ajudam a dar mais consistência a este caldo leve mas bem composto. Com pedaços de tofu, com carne de galinha ou com um caldo dashi, as versões variam de restaurante para restaurante e de chef para chef. Se ainda não a provou, aqui tem três sítios para comer sopa de miso no Porto. Recomendado: Três novos restaurantes japoneses para conhecer no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade