Os melhores mercados de Natal no Porto

Quer fugir a sete pés dos centros comerciais? Então descubra os melhores mercados de Natal no Porto para comprar todos os presentes que precisa nesta quadra
Natal no Mercado
© DR Comece já a tratar dos presentes
Por Bárbara Baltarejo e Margarida Ribeiro |
Publicidade

Entrar num shopping em época natalícia pode ser uma tarefa quase traumática. Primeiro, para estacionar o carro, já que toda a gente está no centro comercial. Depois, para encontrar os tamanhos certos. Outro bom exemplo, é a chegada às caixas e a fila - aparentemente eterna - que nos espera. Evite todo este caos optando por uma visita aos melhores mercados de Natal no Porto, sítios ideais para fazer as compras para toda a família e amigos. Afinal, sair à rua e respirar ar puro, enquanto se admira as decorações natalícias da cidade, é a melhor forma de entrar no espírito desta quadra. Não concorda? Experimente e depois fale connosco. 

Recomendado: 25 restaurantes para jantares de Natal no Porto

Os melhores mercados de Natal no Porto

1
Praça da Batalha
©DR
Atracções, Espaços públicos

Mercado de Natal do Porto

icon-location-pin Santa Catarina

A primeira edição deste mercado traz propostas 100% portuguesas, perfeitas para qualquer sapatinho. A Praça da Batalha vai encher-se com as banquinhas de 20 expositores. Até à véspera de Natal vai poder comprar os doces da Adoramus Produtos Conventuais, os sabonetes da Amaciar-te ou a roupa e os acessórios da Miapê. Mas não é tudo. Por aqui também pode contar com uma programação cheia de actividades. 

Dom-Qui 11.00-20.00, Sex-Sáb 11.00-23.00, dia 24 11.00-16.00.

2
Oficina Gato Bravo
© DR
Atracções, Espaços públicos

Artes e Ofícios do Porto

icon-location-pin Baixa

Tudo aqui é feito à mão. E para ter a certeza que não lhe estamos a mentir, basta que se dirija à Praça dos Poveiros. Até 23 de Dezembro vai encontrar por lá vários artesãos, alguns deles vão estar a produzir as suas peças ao vivo. Cerâmica, sabonetes, brinquedos tradicionais e licores são alguns dos presentes que vai poder riscar da sua lista. O evento é organizado pela Santa Clara Associação em colaboração com a Porto Lazer.

Dom-Qui 11.00-20.00, Sex-Sáb 11.00-23.00.

Publicidade
3
Largo Amor de Perdição
© DR
Coisas para fazer

Artesanatus

icon-location-pin Baixa

1988 foi a data da primeira realização deste mercado natalício e, desde então, tem acontecido todos os anos. É fácil de identificar, graça à tenda redonda e transparente que fica montada até domingo 23 no Largo Amor de Perdição. Lá dentro encontra alguns dos melhores artesãos portugueses, responsáveis pela produção de joalharia, brinquedos, cerâmica ou de peças em madeira. 

Dom-Qui 10.00-19.30, Sex-Sáb 10.00-23.30.

4
Edifício Transparente
© DR
Atracções

Outlet de Moda

icon-location-pin Foz

Ainda não sabe o que vestir para a ceia de Natal ou para a passagem de ano? Então espreite este mercado, que se mantém até ao último dia do ano, onde vai encontrar peças de vestuário a preços acessíveis. Onde? No Edifício Transparente, em Matosinhos. 

Seg-Sáb 10.30-19.00.

Publicidade
5
ateneu comercial do porto
© DR
Coisas para fazer, Centros culturais

Urban Market

icon-location-pin Santa Catarina

Este mercado acontece em diferentes espaços da cidade. De quinta-feira 6 a domingo 9 tem lugar no Hotel Carris Porto Ribeira, entre as 11.00 e as 19.00. No dia 20 chega ao Ateneu Comercial do Porto (11.00-21.00).

6
Ribeira
© Marco Duarte
Coisas para fazer, Caminhadas e passeios

Mercadinho da Ribeira

icon-location-pin Baixa

O nome é claro: pode encontrar este mercado na Ribeira em pleno funcionamento entre quinta-feira e domingo. Depois, aproveite para vaguear pelas ruas estreitas, pelas casas coloridas e pelas margens do rio, que fazem da Ribeira uma das zonas mais interessantes do Porto. 

Qui-Dom 10.00-20.00.

Publicidade
7
Edifício Transparente
© DR
Atracções

Pink Market

icon-location-pin Foz

O vermelho e o branco são as cores mais famosas da época natalícia, mas neste mercado é o cor-de-rosa que está em destaque. Descubra porquê no Edifício Transparente, em Matosinhos, no sábado 8 e no domingo 9.

Sáb-Dom 11.00-19.00.

8
Rua das Galerias de Paris
©João Saramago
Bares, Bares

Mercado Urbano Família Desce à Rua

icon-location-pin Galerias

Juntar as várias gerações da família para visitar os mercados de Natal da cidade é sempre boa ideia. É isso que sugere este mercado, que se estende pela rua das Galerias de Paris no domingo 9 e que volta a aparecer nas semanas seguintes. 

Seg-Dom 10.00-19.00.

Publicidade
9
Natal
© Rodion Kutsaev / Unsplash
Coisas para fazer

Porto Christmas Village

icon-location-pin Alfândega do Porto, Miragaia
icon-calendar

Até 30 de Dezembro há actividades para miúdos e graúdos neste centro de congressos. Uma pista de gelo, uma fábrica de brinquedos, experiências que recorrem à realidade virtual, um wine bar, uma zona de restauração e, claro, um mercado de Natal onde vão estar à venda produtos portugueses são algumas das actividades com as quais se vai poder entreter por lá. Pode visitar a vila de segunda a quinta-feira, entre as 15.00 e as 20.30, e de sexta-feira a domingo das 11.00 às 22.00. No dia 24 o horário é reduzido e no dia 25 estará fechada.

10
Fundação Serralves
©Fundação Serralves
Coisas para fazer, Centros culturais

Bazar de Natal em Serralves

icon-location-pin Porto

Durante a época natalícia, o foyer do Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Serralves transforma-se num mercado de Natal. Por lá vai encontrar peças assinadas por artistas como Siza Vieira, Zaha Hadid e Anna Westerlund; brinquedos de design premiados; artigos de produção artesanal ou gadgets com funcionalidades originais. Além disto, também vão estar disponíveis cabazes personalizáveis, com produtos biológicos e gourmet, seleccionados entre produtores nacionais. O mercado é de entrada livre.

Sextas-feiras das 10.00 às 18.00, sábados e domingos, das 10.00 às 19.00, até à véspera de Natal.

Publicidade
11
Mercado Porto Belo
©DR
Compras

Mercado Porto Belo

icon-location-pin Cedofeita

Roupas vintage, vinis, câmaras fotográficas antigas, selos, moedas, ilustrações e produtos biológicos, como azeites, compotas, legumes e frutas, são algumas das coisas que vai encontrar à venda no Mercado Porto Belo que acontece todos os sábados, na Praça Carlos Alberto. Como a época é festiva, abrem-se duas excepções. Uma na sexta 21 e outra no domingo 23 (10.00-18.00).

12
Natal
© Alisa Anton / Unsplash
Atracções

Mercado de Artesanato do Porto

icon-location-pin Clérigos

Convidados pela Câmara Municipal, os artesãos da Invicta vão marcar presença neste mercado que tem lugar na Praça Parada Leitão. Quando? Todas as sextas-feiras e sábados deste mês, sendo que a última quinta-feira 27 também se junta aos restantes dias. 

Sex-Sáb 08.00-18.00.

Publicidade
13
praça d joão I
© DR
Atracções, Edifícios e locais históricos

Feira de Numismática, Filatelia e Coleccionismo

icon-location-pin Santa Catarina

Tem um tio que guarda todas as moedas diferentes que encontra? Ou um avô que acumula religiosamente todos os postais que recebe? Ou uma prima que faz colecção de diferentes peças? Então este é o lugar ideal para lhes comprar presentes. Acontece na Praça de D. João I todos os domingos do mês.

Dom 08.00-13.00.

14
passeio alegre
© Laszlo Daroczy
Atracções, Parques e jardins

Mercado da Alegria

icon-location-pin Foz

Como já é habitual, o Jardim do Passeio Alegre recebe o Mercado da Alegria todos os domingos, onde encontra um pouco de tudo. Vá com tempo. De quinta-feira 13 a sábado 22, a alegria muda-se para o jardim de Antero de Figueiredo. 

Dom 10.00-18.00.

Publicidade
15
Natal no Mercado
© DR

Um dia no Mercado

É precisamente ao longo de um dia - sábado 8 - que acontece este mercado no Península Boutique Center. À venda vão estar casacos, vestidos, sapatos e joalharia, tudo a pensar na época natalícia.

10.30-19.00.

16
Mercadinho dos Clérigos
©DR
Compras

Mercadinho dos Clérigos

icon-location-pin Galerias

No mercadinho dos Clérigos, que acontece mensalmente, é possível encontrar peças únicas de artistas da cidade. É comum ver por lá artesanato, peças decorativas, antiguidades, bancas com comida ou até de flores. Enquanto faz as suas compras, há sempre animação de rua, como concertos ou performances. 

Seg-Dom 10.00-19.00

Publicidade
17
Estação de São Bento
©João Saramago
Atracções, Caminhos de ferro

Arca de Natal 2018

icon-location-pin São Bento

Apanhar um comboio na Estação de São Bento vai ficar mais complicado na quarta-feira 12 e na quinta-feira 13. O motivo é o Arca de Natal, o mercado que se vai instalar no átrio. Conte com artesanato e música ao vivo.

10.00-18.00.

18
silo auto
© Deensel
Atracções, Edifícios e locais históricos

Flea Market Porto

icon-location-pin Baixa

O Flea Market Porto dispensa apresentações, até porque acontece todos os meses há vários anos. No mês de Dezembro é inteiramente dedicado ao Natal. Por lá vai encontrar a árvore que lhe faltava ou a camisola com motivos natalícios para usar na ceia. Aponte na agenda: acontece sábado 15.

13.00-18.00.

Publicidade
19
Booking.com
Hotéis

Aniki Bebé 

icon-location-pin Baixa

Como costuma dizer-se: o Natal é das crianças. A pensar nelas, há quatro anos que se organiza o Aniki Bebé, no Hotel Cristal Porto. Trata-se de um minimercado totalmente dedicado aos pais, aos futuros pais, e aos filhos. Aqui vai encontrar várias marcas, como a Clou, a Bald’Art, a Piki Kids e a Tartaruguita, que vendem roupa, acessórios, brinquedos e decoração, entre outros. Além disto, pais e filhos vão poder participar nas actividades organizadas para toda a família. A entrada é livre.

10.30-18.30.

Não deixe os presentes todos para a última

Coração de Alecrim
©João Saramago
Compras

As melhores lojas no Porto para comprar presentes de Natal

A época natalícia vem carregada de presentes mas também de uma carga de stress. Como gostamos muito de si e queremos que poupe tempo, decidimos facilitar-lhe a vida e fizemos-lhe uma lista com algumas das melhores lojas do Porto para comprar presentes de Natal. Nelas há produtos e objectos de diferentes marcas e artistas, capazes de agradar à família ou aos amigos. 

Fashion clinic
©DR
Compras

As melhores lojas para comprar presentes de Natal para mulher no Porto

O Natal está à porta. Se não sabe o que oferecer à namorada, mulher, mãe, irmã, tia, sobrinha, afilhada ou avó, nós ajudamos. Fizemos uma lista com algumas das melhores lojas para comprar presentes de Natal para mulher no Porto. E temos de tudo um pouco. Reunimos lojas de roupa vintage ou de grandes marcas, floristas que também vendem peças de decoração para a casa, lojas especializadas em cosméticos, jóias e até cerâmicas. E temos ainda uma sugestão de onde comprar bons chocolates artesanais, porque já chega de oferecer Ferrero Rocher. Você não é nenhum Ambrósio. Boas compras.

Publicidade
Camisaria Porto
©Marco Duarte
Compras

As melhores lojas para comprar presentes de Natal para homem no Porto

Já todos sabemos que a época natalícia é também de grande consumismo. Nada a fazer. Mas há lá coisa melhor do que passear pelas ruas da Invicta, iluminadas com luzes festivas, ao som de canções lamechas interpretadas por George Michael, enquanto se compram presentes que vão fazer os outros felizes? Fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas para comprar presentes de Natal para homem no Porto. Umas vendem camisas, outras sapatos, cintos, perfumes, brinquedos para graúdos, peças vintage ou óculos de sol cheios de estilo. É só escolher. Mas não se desgrace, que não estamos em tempo disso.

Publicidade