A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Árvore de Natal no Porto
© CMPÁrvore de Natal na Praça General Humberto Delgado

As melhores coisas para fazer no Natal no Porto

Na época mais bonita do ano, há muito para ver, fazer, comer e comprar no Porto. Desde mercados a exposições e espectáculos, descubra tudo o que pode fazer no Natal.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Ainda não é desta que vamos ter o Natal a que estávamos habituados, mas o espírito natalício está bem vivo no Porto. Nas montras das lojas, nas luzes que iluminam as ruas, nos presépios que ornamentam as igrejas, nos espectáculos que preenchem a agenda cultural da cidade, nas acções de solidariedade, nos mercados de rua e nas casas do comércio tradicional, que nos recebem como se fôssemos família. Seja qual for a sua ideia do que é o espírito natalício, encontrará certamente bons motivos para descobrir a cidade do Porto com novas cores, luzes e perspectivas.

Recomendado: Os melhores mercados de Natal no distrito do Porto

Natal no Porto

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Este ano, o Porto volta a ver a Árvore de Natal em frente à Câmara Municipal. Na Praça General Humberto Delgado está uma árvore com 34 metros de altura por 15,5 metros de largura, revestida por aproximadamente 50 mil LEDs e animada por tecnologia vídeo. Assim, além de assumir diferentes tonalidades, exibirá um conjunto de animações, sincronizadas com música, a cada 30 minutos. As iluminações de Natal foram instaladas em 80 localizações, entre ruas, praças, largos e jardins da cidade. 

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

O presépio que se julga ser o mais antigo da cidade do Porto, datado do século XVIII, está na Igreja de São José das Taipas, onde pode ser visto até 6 de Janeiro. A autoria desta obra de arte é atribuída à escola de Machado de Castro, um dos grandes escultores europeus do barroco. Tem uma particularidade: em vez dos habituais três reis magos, tem um quarto rei, na figura de um chefe índio sul-americano. Pode ser visitado todos os dias de manhã, entre as 11.00 e as 12.30, ou à tarde, entre as 15.30 e as 17.00.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

O Pai Natal vai vestir-se de azul e trocar o trenó por uns mergulhos no Sea Life Porto, para desejar um Feliz Natal às tartarugas, aos tubarões e a quem visitar o aquário. Os mergulhos acontecem nesta semana de Natal, entre os dias 20 e 24 de Dezembro, às 12.00, durante cerca de 30 minutos. Pode também aproveitar para visitar o presépio decorativo debaixo de água. No dia 24, o Sea Life encerra às 16.00, com a última entrada até às 15.15.

  • Restaurantes

Depois da mesa farta da noite de Natal, ainda continua a pensar em comida? No dia 25 de Dezembro, há vários sítios prontos para o receber de braços abertos, com os clássicos do brunch e os sabores festivos da época natalícia. Desde panquecas, ovos e smoothie bowls, às rabanadas e vinho quente. Consulte a lista de sítios para um brunch de Natal no Porto.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Nevar no Porto é um fenómeno meteorológico raro, mas na magia do Natal tudo pode acontecer. Na zona pedonal da Rua de Cedofeita e na Rua das Flores, vão estar instalados equipamentos que vão lançar pequenos "flocos de neve" em períodos seleccionados: aos feriados, sábados e domingos, até 19 de Dezembro, e diariamente, de 20 a 23 Dezembro, sempre entre as 17.30 e as 19.30, e a cada meia hora. Estes flocos de neve são nada mais do que um líquido à base de água, uma solução aquosa não tóxica, que não deixa resíduos oleosos.

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Dezembro é uma época de várias celebrações nos Clérigos. Mês de Natal e de aniversário, conta com um programa especial. Até ao final do ano, quem passar junto dos Clérigos vai poder apreciar as mais belas músicas de Natal tocadas no carrilhão da Torre. Estes concertos decorrem todos os dias às 16.00, excepto a 24, 25 e 31 de Dezembro, em que acontecem às 11.30. Durante este mês, pode ainda visitar o presépio da Igreja e a exposição temporária Torre de Sonhos, com peças da autoria do ceramista Delfim Manuel. Se quiser gastar as calorias da consoada, nada melhor do que subir a Torre. São 225 degraus até ao topo, mas lá em cima encontra um dos melhores miradouros do Porto, com uma vista a 360º. Vai estar aberta no dia 24 de Dezembro, das 09.00 às 14.00, e no dia 25 de Dezembro, das 11.00 às 19.00.

Mercados de Natal no Porto

  • Compras
  • Porto

O Mercado Temporário do Bolhão é sempre uma boa opção para visitar durante todo o ano, mas no Natal ganha ainda mais cores, sabores e aromas. Pode escolher os melhores ingredientes para a consoada – do bacalhau às couves, do bolo-rei aos frutos secos –, mas também encontrar boas sugestões para as prendas de Natal. Aqui encontra soluções totalmente personalizadas, como montar um cabaz com os produtos e nos tamanhos que pretender, até artigos mais convencionais como perfumes e cosméticos, sapatos e carteiras, brinquedos tradicionais e roupas infantis, sem esquecer as clássicas meias e pijamas.

Mais eventos de Natal no distrito do Porto

  • Viagens
  • Transporte e viagens

A cerca de 30 minutos do Porto, há uma aldeia que por estes dias está transformada num pequeno refúgio natalício. Na freguesia de Lagares, no concelho de Penafiel, a aldeia rural preservada de Quintandona está integrada na Rota do Românico e conquista pelo charme das suas casas típicas, construídas em xisto, granito amarelo, ardósia e pedra de lousa, agora ainda mais belas. Pela primeira vez, transformou-se numa Aldeia Natal, com luzes e decorações feitas de materiais da natureza. 

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

A partir de 26 de Novembro, o concelho de Valongo vai ficar iluminado com a magia do Natal. Além de uma bola gigante na Praça Machado dos Santos, a maior árvore de Natal do país, com 55 metros de altura, está instalada no Parque Urbano de Ermesinde. Mas há mais bons motivos para passar a quadra natalícia em Valongo, como as Aldeias Natal, os concertos natalícios, os mercados e as exposições.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

O World of Wine, em Vila Nova de Gaia, celebra o Natal com um programa especial. Pode aproveitar para comprar alguns presentes, ver a árvore de Natal, passear com a família ou pôr a conversa em dia entre copos e petiscos. Até ao dia 9 de Janeiro, poderá encontrar vários produtos artesanais e de marcas portuguesas no Mercadinho de Natal, no segundo andar do edifício do Museu da Moda e dos Têxteis e no Street Market, junto ao Museu sobre a Região do Porto. Vai estar aberto de segunda a sexta, das 15.00 às 21.00, e ao fim-de-semana e feriados, das 10.00 às 21.00. No dia de Natal, 25 de Dezembro, o restaurante VP vai servir um brunch natalício com música ao vivo.

O que comer no Porto no Natal

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lojas para comprar presentes de Natal no Porto

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade