Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores filmes de animação de Natal
A Charlie Brown Christmas
© DR 'Feliz Natal, Charlie Brown'

Os melhores filmes de animação de Natal

Snoopy, o rato Mickey, o pato Donald e o Grinch, entre outros, protagonizam alguns dos melhores filmes animados de Natal.

Por Eurico de Barros
Publicidade

O Natal é uma animação, em todos os sentidos. A pensar nisso, reunimos numa só lista os melhores filmes e desenhos animados de Natal. Há desde animações clássicas e tradicionais como Feliz Natal, Charlie Brown ou Um Conto de Natal do Mickey, a outras mais recentes que recorrem a tecnologia digital para contar as suas histórias, como Polar Express, dirigida por Robert Zemeckis em 2004, ou Klaus: A Origem do Pai Natal, realizado por Sergio Pablos e a primeira longa-metragem de animação original da Netflix.

Recomendado: Os melhores filmes de Natal para ver em família

 

Os melhores filmes animados de Natal:

Feliz Natal, Charlie Brown (1965)

“O” clássico natalício absoluto do cinema de animação, realizado por Bill Melendez (que também faz a voz de Snoopy) e escrito pelo próprio Charles M. Schulz. Charlie Brown está desiludido com o comercialismo que domina a quadra, e Lucy propõe-lhe ser o encenador da peça de Natal da escola. Destaque ainda para a banda sonora de Vince Guaraldi.

How the Grinch Stole Christmas (1966)

Outro clássico intemporal da quadra, com realização do lendário Chuck Jones e Bem Washam, seu velho “cúmplice” na animação da Warner, e baseado no livro clássico de Theodor Geisel, aliás, D. Seuss. O Grinch, um malvado eremita, quer acabar com o Natal, mas algo acontece que o faz mudar de ideias. Boris Karloff é o narrador e dá voz ao Grinch.

Publicidade

O Homem de Neve (1982)

Mais um clássico, este britânico, com realização de Dianne Jackson e Jimmy T. Murakami, escrito pelo autor de livros infantis Raymond Briggs, e narrado por David Bowie. Um menino solitário faz um boneco de neve e este, magicamente, ganha vida à meia-noite da véspera de Natal e leva-o numa viagem ao Pólo Norte, para conhecer o Pai Natal.

Um Conto de Natal do Mickey (1983)

Há toda uma série de filmes animados de Natal com as personagens de Walt Disney, mas esta versão de Um Conto de Natal, de Charles Dickens, é geralmente considerada a melhor. Mickey é Bob Crachit, Pateta é o fantasma de Jacob Marley, e, como é óbvio, o Tio Patinhas ficou encarregado de personificar o avarento e mal-disposto Scrooge.

Publicidade

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Com produção, história original e personagens concebidas por Tim Burton, e realização a cargo de Henry Selick, O Estranho Mundo de Jack consegue meter Natal e Halloween num só filme, ser uma animação musical de terror e mesmo assim manter o espírito natalício. Tudo gira em redor do fascínio de Jack Skellington, o rei da Cidade do Halloween, pela quadra natalícia.

Polar Express (2004)

Adaptação ao cinema em animação digital, do livro infantil de Chris van Allsburg sobre um comboio mágico que transporta as crianças ao Pólo Norte, onde vivem e trabalham o Pai Natal e os seus ajudantes. Realizado por Robert Zemeckis, Polar Express foi o primeiro filme em que todos os actores interpretaram os seus papéis utilizando a tecnologia de motion capture.

Publicidade

Arthur Christmas (2011)

Chama-se Arthur Christmas e é o filho (bom rapaz, mas um pouco desastrado) do Pai Natal. E vê-se incumbido pelo pai de uma importantíssima missão natalícia que não pode de forma alguma falhar, e na qual tem a companhia do seu avô. Esta animação digital é uma co-produção anglo-americana com a participação da Aardman de Wallace e Gromit e de A Ovelha Choné.

A Origem dos Guardiões (2012)

Quando o espírito maligno Pitch lança um ataque à Terra, os Guardiões – compostos pelo Pai Natal, o Coelho da Páscoa, a Fada dos Dentes e outros ilustres do imaginário colectivo – unem-se para proteger a inocência das crianças por todo o mundo. Chris Pine, Alec Baldwin, Jude Law, Hugh Jackman ou Isla Fisher são alguns dos actores que emprestam a voz às personagens desta produção da Dreamworks nomeada para Melhor Filme de Animação nos Globos de Ouro americanos.

Publicidade

Klaus: A Origem do Pai Natal (2019)

A primeira longa-metragem de animação original da Netflix é uma fábula que pretende reimaginar a origem do Pai Natal. O filme foi realizado pelo espanhol Sergio Pablos (Gru – O Maldisposto), com Carlos Martínez López, a partir de um argumento de Jim Mahoney e Zach Lewis, e tem nomes como Jason Schwartzman, Rashida Jones ou J.K. Simmons no elenco.

Mais para fazer no Natal:

FaMa Natal - Feira de Artesanato de Matosinhos
© Andarte

Os melhores mercados de Natal no Porto e arredores

Coisas para fazer Mercados e feiras

Na altura de comprar os presentes de Natal, escolha o comércio tradicional, as feiras e mercados, em vez das grandes superfícies. É a melhor forma de conseguir prendas originais. Além disso, a melhor altura para apoiar os pequenos produtores, artesãos e criadores é precisamente agora. Devido ao actual estado de emergência e às medidas de contingência, todos os mercados têm horários adaptados ao recolhimento obrigatório implementado durante os fins-de-semana (até às 13.00) e todas as medidas preventivas estão asseguradas, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos e superfícies, e o distanciamento, com limites de lotação de entrada.

Recomendado: Encomende estes arranjos de Natal no Porto

David Fonseca
© DR

As melhores músicas de Natal (escolhidas por músicos)

Música

Estamos naquela época do ano em que as rádios, as ruas e as lojas se enchem de cantigas com coros e sininhos. As mesmas canções que já ouvimos centenas de vezes, em todos os Dezembros da nossa vida. Mas há algo de mágico numa boa canção de Natal, muito melhor para entrar no espírito natalício do que neve de esferovite ou luzes psicadélicas. Há boas canções de Natal e clássicos que não se podem mesmo evitar. Perguntámos a músicos portugueses – ou que fizeram de Portugal a sua casa – qual a sua música preferida desta época. As escolhas são pontuadas pela espiritualidade, as memórias em família e as melodias bonitas. A todos um bom Natal.

Recomendado: As melhores lojas para comprar discos de vinil no Porto

Publicidade

Os melhores filmes de Natal para ver em família

Filmes

Cinema bem intencionado e xaroposo é próprio do Natal. E, lamecha que seja, muitas vezes faz falta e é compensador olhar estes filmes e pensar como o mundo seria bem melhor assim: uma ficção atribulada com final feliz. Mas não são só essas películas que associamos à quadra. Antes, durante e depois da deglutição do bacalhau ou do polvo, do peru e de quantidades pornográficas de doces, uma boa fita calha sempre bem. E entre os melhores filmes de Natal também há clássicos de acção, um outro monstrinho e comédias mais ou menos ácidas. É só escolher.

Recomendado: Seis séries de televisão para ver em Dezembro

Rabanada do Terreiro
Fotografia de Marco Duarte

Seis rabanadas para provar no Porto no Natal

Restaurantes

As melhores rabanadas são feitas pelas nossas mães e avós, bem sabemos. Mas nem sempre podemos lambuzar-nos com os doces feitos pela família e de vez em quando sabe bem experimentar algo diferente. No Porto, há várias opções deste tradicional doce natalício, seja no seu formato tradicional ou em versões mais fora da caixa. Em caso de dúvida, o melhor é provar todas, para descobrir qual é a sua preferida. E, claro, para no final dizer que as melhores são mesmo as rabanadas da mãe e da avó.

Recomendado: Seis sítios para comer aletria no Porto

Publicidade
Casa Inês - Rabanada
© Marco Duarte

As receitas de Natal da família Time Out

Coisas para fazer

Pode estar tudo diferente, é verdade, mas esta quadra tem tradições que ainda conseguimos preservar. Uma delas é seguir direitinho para a cozinha no dia 24 logo pela fresca, meter a coluna no máximo com os clássicos natalinos, e deitar mãos à obra. Pode não ter a família toda de volta dos tachos (menos riscos e menos confusão, sejamos sinceros), mas pode honrá-los indo aos livros de receitas antigos e seguindo as instruções para os bilharacos, as rabanadas, os fritos flor e até a roupa velha – no final, ligue-se em videochamada para mostrar o resultado. Aqui na Time Out metemos toda a equipa a vasculhar os livros de receitas de família para descobrir os pratos mais tradicionais da quadra. Partilhamos tudo com os nossos leitores.

Recomendado: Seis rabanadas para provar no Porto neste Natal

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade