Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right ShopAI, a app que o ajuda a encontrar peças de roupa online através de fotografias
Notícias / Compras e estilo de vida

ShopAI, a app que o ajuda a encontrar peças de roupa online através de fotografias

Aplicação móvel
© DR Agora pode pesquisar por peças de roupa com uma fotografia

Da próxima vez que folhear uma revista de moda ou prestar atenção às montras das lojas e gostar de uma peça de roupa, pode pegar no telemóvel e fotografá-la. Pode ser que assim encontre versões semelhantes em lojas online, tudo graças à ShopAI, uma aplicação móvel desenvolvida por quatro jovens portuenses.

A ideia surgiu durante o mestrado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). "Eu e o Hélder Sousa Russa (também fundador da startup) começámos a perceber que íamos conseguir criar este produto. Não queríamos montar um market place de pesquisa, mas sim vender esta tecnologia a marcas de roupa para que a pudessem inserir nos seus próprios sites”, descreveu Rui Machado, um dos fundadores da ShopAI, à agência Lusa.

A tecnologia já está implementada na África do Sul, com a marca Zando, Adidas e Reebok. Por cá, vai estar também disponível, em breve, nas duas marcas desportivas.

Como é que tudo funciona? Basta fazer upload de uma fotografia ou até de uma captura de ecrã e a aplicação trata de encontrar artigos semelhantes nas marcas que dela fazem parte. Depois, só tem de navegar pelas sugestões dadas. Portanto, se está cansado de passar horas em lojas e provadores, esteja atento à página de Facebook da startup, já que o futuro passa por entrar no mercado nacional. Boas compras.

 

O que pode ver na aplicação
© DR

 

+ Herói Local: Tiago Sá foi eleito pela Forbes um dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos

+ Herói local: Ana Cristina Pires, a primeira mulher portuguesa a tornar-se cientista-astronauta

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email. 

Publicidade
Publicidade