A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

'Siza – Uma Casa Habitada' em exposição no NorteShopping

Escrito por
Joana Silva
Publicidade
Não é a primeira vez que a lente de Luís Ferreira Alves e o traço de Siza Vieira se encontram. "Siza – Uma Casa Habitada" é uma exposição de fotografia composta por 14 imagens de grande formato, tiradas à Casa de Beires de Siza Vieira, e que estará no Silo-Espaço Cultural, no NorteShopping, a partir do dia 17 de Fevereiro.

Foi em 1986 que Luís Ferreira Alves fotografou, pela primeira vez, esta (e outra) casa do arquitecto na Póvoa de Varzim. Já nessa altura a Casa de Beires estava semicoberta por vegetação e era difícil de capturar. Agora, submersa numa densa floresta, a casa é um reflexo das gerações que por lá passaram e a marcaram com a sua presença.

Não é uma “ruína”, explica o fotógrafo, e “o convite que o Álvaro me fez para fotografar a casa tal como está agora, assumindo-a sem alterações, constitui, além de um desafio ímpar, uma oportunidade de exprimir o quanto admiro a obra deste meu amigo”. 

O resultado do convite deu origem a um livro de Álvaro Siza Vieira e Luís Ferreira Alves intitulado Álvaro Siza / Ferreira Alves – Casa Beires, publicado em 2017, do qual o fotógrafo seleccionou as imagens que estarão agora no Silo-Espaço Cultural. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada até ao dia 25 de Março.

Uma das fotografias da Exposição
©Luís Ferreira Alves

+ Fotógrafos da Invicta, toca a ir fotografar Santa Clara 

+ Primeira edição do Mês da Arquitectura da Maia vai ser dedicada a João Álvaro Rocha

Últimas notícias

    Publicidade