A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Teatro Municipal do Porto cria programa de investigação para artistas da cidade

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Numa altura em que o silêncio é a única presença em palco e as instituições se vêem forçadas a suspender ensaios e apresentações das produções que estavam programadas, surge a oportunidade de “parar para (re)pensar os processos criativos e os modos de produção” e olhar a “prática artística actual de uma forma mais introspectiva”. É o que se propõe fazer o Teatro Municipal do Porto (TMP) através de Reclamar Tempo, o novo programa de pesquisa e investigação artística.

O programa destina-se a artistas que vivem ou trabalham no Porto e que deverão desenvolver projectos relacionados com dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares e escrita/reflexão em artes performativas. Serão escolhidos até 11 projectos, que receberão o valor individual de 3000 euros para a sua concretização. 

Depois de conhecidas as propostas aprovadas, o trabalho dos artistas vai ser realizado em duas fases. A primeira decorre entre Junho e Outubro e é dedicada à pesquisa e investigação, sendo que o espaço de trabalho é deixado à consideração dos artistas. Já a segunda está prevista para o primeiro trimestre de 2021, período em que deverão realizar-se residências artísticas de duas semanas com orientação de dois mentores (um nacional e um internacional) e, finalmente, a partilha final da pesquisa em espaço a anunciar. 

O resultado da pesquisa poderá ser mostrado em formatos como artist-talk, lecture-performance, ensaio aberto, texto, imagem, vídeo, entre outros. As candidaturas podem ser enviadas até 18 de Maio (ver como aqui) e serão avaliadas por um júri composto por Cristina Planas Leitão, coreógrafa e assistente de programação do TMP, Pedro Barreiro, encenador e programador da Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, e Daniel Moreira e Rita Castro Neves, artistas plásticos. Os resultados serão divulgados a 29 de Maio.

Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal

+ Teatro Municipal do Porto retoma actividade em Setembro

+ Em Gondomar, há uma companhia de teatro que continua a ensaiar online

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade