A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Valongo vai ter um museu do brinquedo português

A Oficina do Brinquedo Tradicional Português vai nascer numa antiga escola, em Alfena, para mostrar como se brincava antigamente e preservar o saber fazer de gerações.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A Câmara Municipal de Valongo aprovou esta quinta-feira a adjudicação da construção da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, que vai nascer na antiga escola de Cabeda, em Alfena. A empreitada, orçada em 3,6 milhões de euros, é financiada por fundos comunitários do Programa Norte 2020. O prazo de execução é de 540 dias. 

À semelhança da Oficina da Regueifa e do Biscoito, recentemente inaugurada em Valongo, este espaço vai contar a história do brinquedo tradicional português e preservar o saber fazer de gerações. O objectivo é dar a conhecer o património material e imaterial, juntando os que criaram e os que continuam a recriar os objectos, para incentivar partilhas intergeracionais.

O projecto traduz um sonho antigo da população local, que pretende preservar e mostrar uma faceta importante da identidade cultural do concelho. Em zonas como Alfena ou Ermesinde, ainda hoje são fabricados os brinquedos de antigamente, em materiais como madeira, metal ou plástico injectado.

A futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português incluirá uma galeria, uma sala multiusos e a envolvente será adaptada para encontros de coleccionadores, workshops, arranjo de peças e outras actividades. Terá trabalho ao vivo permanente, visitas guiadas interactivas, oficinas formativas, encontros temáticos, um núcleo de indústrias criativas ligadas ao brinquedo didáctico de madeira e serviços educativos. 

+ Já abriu a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo

+ Woodideas, a nova marca de brinquedos artesanais de madeira

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade